F1: Ferrari acredita que equipes devem mostrar mais desempenho no Bahrein
Mattia Binotto, chefe da escuderia italiana, crê em rivais fortes na segunda sessão de pré-temporada; Alpine tem boas expectativas
A Ferrari acredita que as equipes terão que liberar todo o potencial de seus carros de Fórmula 1 nos testes desta semana, no Bahrein, após uma sessão 'inconclusiva' em Barcelona. Com a nova era de regras, o início da pré-temporada no mês passado em Barcelona foi menos sobre desbloquear o desempenho dos monopostos de 2022 e mais sobre entender os sistemas e coletar dados
Além disso, a semana foi parcialmente ofuscada pelo porpoising, que todos os times sofreram ao longo da semana e ficaram com sua capacidade de encontrar a configuração perfeita comprometida.
O teste de três dias no Bahrein, que começa nesta quinta-feira (10), será a última chance de rodar os carros antes da abertura da temporada na próxima semana. Com isso, equipes e pilotos vão querer saber exatamente como estarão suas máquinas com desempenho máximo.
O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, acha que a abordagem conservadora que todas as escuderias pareciam adotar em Barcelona, de carregar cargas pesadas de combustível e se concentrar na análise de configuração, não será a melhor maneira de executar as coisas no Bahrein.
"Certamente, acho que em Barcelona, na primeira sessão, a ideia era coletar dados e tentar entender a correlação [entre pista e simulador]", explicou o italiano. "Quando formos para Sakhir, e será muito perto da primeira corrida, vamos tentar fazer algumas corridas e simulações de qualificação."
"Queremos tentar extrair o máximo do desempenho do próprio carro. Então, acho que a competitividade relativa das equipes ficará mais clara."
Esteban Ocon, Alpine A522
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
O foco no desempenho dos carros também será intensificado, com algumas equipes devendo testar suas atualizações na primeira corrida.
Muita atenção parece estar focada no que a Mercedes vai lançar, em meio a especulações de que poderia revelar upgrades aerodinâmicos significativos em seu W13 para esta semana.
Algumas equipes também não deram nenhuma indicação sobre sua competitividade geral, com a Alpine em particular tendo uma sessão discreta em Barcelona depois de usar muito combustível e não acionar o DRS – o que custou cerca de 0s7 por volta.
O diretor esportivo Alan Permane disse que a equipe se sente mais confiante em seu potencial do que os tempos da Espanha sugeriram.
"Meu pensamento é que provavelmente estamos um pouco mais perto da frente do que estávamos no final do ano passado", disse ele. "Eu sei que combustível estamos usando, é claro, e não sei quais outras pessoas estão usando. Se outras estão com o mesmo, então talvez não sejamos tão bons, mas eu não pensaria assim."
"Duvido que alguns dos tempos rápidos de algumas das equipes do meio do pelotão tenham sido feitos com a mesma quantidade de combustível que estamos usando. Então, isso me dá uma boa sensação."
McLaren DETONA RBR, e como ALONSO fazia de 'IDIOTAS' engenheiros da Ferrari; "CARREIRAS ARRUINADAS"
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #164 - Certezas e dúvidas após pré-temporada da F1 na Espanha
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.