F1: Ferrari considerou implantar sistema da Mercedes no passado
Chefe do time de Maranello, Mattia Binotto explicou a razão pela qual o projeto não foi adiante
A Ferrari revelou que chegou a considerar a utilização de um sistema de direção de eixo duplo (DED) parecido com o apresentado pela Mercedes em seu próprio carro no passado, mas decidiu não fazê-lo porque considerou que a inovação não seria permitida na Fórmula 1.
Na pré-temporada 2020, porém, a Mercedes pegou seus rivais de surpresa quando revelou seu novo sistema de direção. A tecnologia permite ajustar o ângulo das rodas dianteiras, dando mais estabilidade em curvas e maior velocidade em retas.
Leia também:
As equipes rivais agora estão investigando se vale a pena ‘copiar’ o esquema introduzido pelas Flechas de Prata. O problema, porém, é que, além do período de desenvolvimento, o DED será proibido em 2021.
Falando em Barcelona nesta quarta-feira, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que o time de Maranello admitiu que a escuderia cogitou utilizar o sistema no passado, mas que a ideia não foi adiante.
"É algo que consideramos no passado, mas não projetamos nem desenvolvemos", explicou o dirigente italiano. "A razão é a questão da legalidade, que não esclarecemos com a FIA naquela época”.
"Em segundo lugar, acreditamos que não vale a pena, pelo menos para o nosso carro e nossos conceitos. Estamos vendo o que os outros estão fazendo. No momento, é realmente um ponto de interrogação. Não tenho certeza se vamos desenvolvê-lo”.
Embora a opinião da FIA seja de que o DED cumpre totalmente os regulamentos, algumas equipes questionaram essa visão - e sugerem que a resposta final será apresentada no GP da Austrália, que abre a temporada 2020.
Binotto, porém, foi cauteloso ao falar sobre a inovação introduzida pela Mercedes. "Acho que é difícil para nós julgar", disse. "Em termos do sistem, tenho certeza de que a FIA fará seu próprio julgamento".
GALERIA: Relembre todos os carros da Ferrari na F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Pilotos revelam 'surpresa' com "estranha" saída do diretor de provas da F1
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
F1: Ferrari admite atraso de "meses" no desenvolvimento do carro de 2024
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
Pilotos revelam 'surpresa' com "estranha" saída do diretor de provas da F1
F1 - Komatsu: "Todos são contra" ajuste do teto de gastos para Audi em 2026
F1: Pérez exige R$116 milhões da Red Bull em caso de demissão antes de 2026
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.