F1: Ferrari considerou implantar sistema da Mercedes no passado
Chefe do time de Maranello, Mattia Binotto explicou a razão pela qual o projeto não foi adiante
A Ferrari revelou que chegou a considerar a utilização de um sistema de direção de eixo duplo (DED) parecido com o apresentado pela Mercedes em seu próprio carro no passado, mas decidiu não fazê-lo porque considerou que a inovação não seria permitida na Fórmula 1.
Na pré-temporada 2020, porém, a Mercedes pegou seus rivais de surpresa quando revelou seu novo sistema de direção. A tecnologia permite ajustar o ângulo das rodas dianteiras, dando mais estabilidade em curvas e maior velocidade em retas.
Leia também:
As equipes rivais agora estão investigando se vale a pena ‘copiar’ o esquema introduzido pelas Flechas de Prata. O problema, porém, é que, além do período de desenvolvimento, o DED será proibido em 2021.
Falando em Barcelona nesta quarta-feira, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que o time de Maranello admitiu que a escuderia cogitou utilizar o sistema no passado, mas que a ideia não foi adiante.
"É algo que consideramos no passado, mas não projetamos nem desenvolvemos", explicou o dirigente italiano. "A razão é a questão da legalidade, que não esclarecemos com a FIA naquela época”.
"Em segundo lugar, acreditamos que não vale a pena, pelo menos para o nosso carro e nossos conceitos. Estamos vendo o que os outros estão fazendo. No momento, é realmente um ponto de interrogação. Não tenho certeza se vamos desenvolvê-lo”.
Embora a opinião da FIA seja de que o DED cumpre totalmente os regulamentos, algumas equipes questionaram essa visão - e sugerem que a resposta final será apresentada no GP da Austrália, que abre a temporada 2020.
Binotto, porém, foi cauteloso ao falar sobre a inovação introduzida pela Mercedes. "Acho que é difícil para nós julgar", disse. "Em termos do sistem, tenho certeza de que a FIA fará seu próprio julgamento".
GALERIA: Relembre todos os carros da Ferrari na F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Aston Martin revela motivo das dificuldades de Stroll e Alonso no GP de São Paulo
F1: Diferença de 5mm na banda de rodagem entre os pneus decidiu o GP de São Paulo?
F1: Como Brasil expôs perigos de 'pit stop gratuito' durante bandeira vermelha
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
F1: Ferrari anuncia acordo plurianual com gigante da informática IBM
F1: Aston Martin revela motivo das dificuldades de Stroll e Alonso no GP de São Paulo
Como era a F1 em 2017, último ano com piloto brasileiro no grid
Termas de Rio Hondo recebe a nona etapa da temporada do TCR South America
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.