F1: Ferrari revela novo sidepod 'estilo Red Bull' na Espanha; veja imagens
Modelo representa uma ruptura em relação ao conceito adotado pelo time de Maranello desde o começo de 2022
Como forma de dar a volta por cima após um início de temporada desapontador, sofrendo com o ritmo de corrida do SF-23, a Ferrari apresentou nesta quinta-feira um pacote de atualização no GP da Espanha de Fórmula 1 que inclui um novo sidepod, que utiliza um conceito similar ao da Red Bull.
A Ferrari havia anunciado ainda no começo da temporada um grande pacote de atualizações, que, inicialmente, seria dividido entre Miami, Ímola e Barcelona mas, com o cancelamento do GP da Emilia Romagna, as novidades foram concentradas para a Espanha. Entre elas, o destaque, segundo apurado, é uma mudança no sidepod.
A equipe fez um bom uso de um modelo inwash desde a chegada dos novos carros com efeito solo em 2022, e manteve o conceito neste ano apesar da maioria do grid seguir o caminho da Red Bull. Porém, vendo a larga vantagem da rival este ano, o time de Maranello resolveu mudar a filosofia do carro para reverter seus problemas.
Ferrari SF-23, floor
Photo by: Ronald Vording
Como pode ser visto em nossas imagens exclusivas, os novos sidepods são parte da repaginada do SF-23. Esta versão descarta a seção central em forma de banheira, que foi a marca da Ferrari desde o ano passado. Este modelo traz uma superfície superior mais horizontal, que ajuda a alimentar o fluxo de ar para a área do difusor.
Este é baseado no conceito da Red Bull, que o time austríaco vem usando para melhorar a performance do RB19, e que vem sendo copiado por outras equipes.
A variante da Ferrari com rampa de downwash segue o caminho de Alpine, Aston Martin e Mercedes, com o 'escorregador' no topo da carroceria para jogar o fluxo de ar para baixo, em direção à seção traseira do assoalho e a região em forma de garrafa.
Isso não surpreende, já que a Ferrari tem muita experiência com esse tipo de contorno de superfície, devido ao modelo de banheira. E o time italiano manteve parte do DNA original do sidepod, com a entrada, o corte inferior e o duto do chassi em 'S' ainda ali, mas com funções levemente alteradas.
Enquanto isso, houve uma pequena mudança na estrutura de armazenamento do retrovisor, com a faixa superior encurtada para expor a seção externa do corpo do espelho.
A decisão da Ferrari de mudar o conceito de sidepod vem em um momento na qual a equipe busca respostas para entender porque o SF-23 é rápido em classificação, mas sofre na corrida.
E enquanto o carro pode parecer diferente, Charles Leclerc minimizou as sugestões de que essas novidades possam trazer mudanças drásticas, esperando possa melhorar a consistência que falta.
Ferrari SF-23 bodywork detail
Photo by: Giorgio Piola
"Não esperamos grandes milagres, para ser honesto", disse o monegasco. "A partir agora, vamos trazer pequenas atualizações em todas as corridas. Essa deve ir na direção correta, mas não espero uma mudança massiva".
"No momento, o que temos é um carro com picos extremos. Na classificação, com o ritmo de uma volta e pneus novos, sabemos exatamente como pilotar o carro. Mas assim que saímos dessas condições, o carro perde muito downforce".
"Isso deve nos ajudar, mesmo sem ser muita performance, pelo menos sendo mais consistentes no fim de semana. Isso, com sorte, nos ajudará no domingo".
O chefe Fréderic Vasseur disse que a sede em Maranello está "dando o máximo de si" para trazer as atualizações devido à insatisfação com os resultados.
"Estamos dando o nosso máximo para trazer as atualizações o mais rápido possível, porque não estamos felizes. Acho que os resultados que temos hoje não são o objetivo e queremos fazer melhor. Vamos continuar nos desenvolvendo em qualquer caso".
"O objetivo e o importante mindset que eu tenho que buscar é fazer amanhã um trabalho melhor que o de hoje. Assim que pudermos analisar as fraquezas do carro, a abordagem da equipe ou da fábrica, vamos colocar todos os nossos esforços nisso".
Vasseur citou o fato da Ferrari ter testado pit stop "milhares" de vezes nas férias para resolver esse ponto fraco de 2022. Agora, ele está pedindo que "todos os funcionários" ajudem a melhorar a performance da Ferrari.
"Seria um erro imaginar que a falta de performance vem somente da aerodinâmica. A performance vem de tudo: a capacidade de produzir peças rapidamente, estratégia, pit wall, mecânicos, pit stops, confiabilidade. Cada funcionário da empresa contribui para a performance".
Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.