Recomendado para você

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

F1: Ferrari diz que rumor sobre aumento de potência do motor para 2023 é "uma piada"

Unidades de potência estão congeladas desde o início do ano passado até o fim de 2025, mas é possível fazer modificações sob alegações de confiabilidade

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, leaves the garage

Nas últimas semanas, correm pelas redes sociais um rumor de que a Ferrari teria um aumento de 30cv de potência no motor para a temporada 2023 da Fórmula 1. Mas a equipe classifica a especulação como "uma piada", em meio a intrigas sobre os passos adiante que a equipe possa ter dado para este ano.

Desde o início do ano passado, os motores da F1 estão congelados, uma manobra válida até o fim de 2025. Por isso, as montadoras optaram por arriscar a confiabilidade para ter a melhor base possível de performance.

Leia também:

Tanto a Ferrari quanto a Renault, que produz os motores da Alpine, admitiram que levaram o desenvolvimento do motor no limite em busca de ganhos maiores a longo prazo. Elas sabiam que o regulamento permitiria fazer mudanças envolvendo a confiabilidade, mas sem ganhos de performance.

Em meio ao drama vivido pela Ferrari com o motor no meio de 2022, a equipe chegou a reduzir a potência da unidade para gerenciar melhor as coisas na reta final. Porém, surgiu posteriormente a informação de que a montadora havia conseguido fazer alterações para a final em Abu Dhabi, permitindo recuperar parte de sua potência, calculada na casa de 15 cv.

Posteriormente, novas especulações que surgiram durante as férias apontavam que a Ferrari teria outros 15 cv "escondidos", que seriam liberados quando o motor fosse mais durável. Isso levou a vários rumores de que o time de Maranello poderia dar um passo adiante de 30 cv em 2023. Mas Frédéric Vasseur riu das alegações, minimizando as chances das mudanças no motor fazerem isso.

"Não sei de onde esses números vêm, mas é uma piada. Demos alguns passos, mas apenas sobre confiabilidade. Acho que a performance do motor no ano passado não foi problema. A questão era a confiabilidade, e o primeiro objetivo era resolver isso".

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, leave the garage

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, leave the garage

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

"Por enquanto, parece ok. Mas a realidade da pista é diferente. Acho que há alguns problemas que as equipes tiveram, não é somente a Ferrari. Isso vem da operação da pista, as quicadas e vibrações. Todos terão uma visão melhor no Bahrein".

Os comentários de Vasseur sobre a melhora da Ferrari com o motor vem após Bruno Farmin, chefe dos motores Renault, dizer durante as férias que espera ver a FIA sendo mais rígida em garantir que as melhoras de confiabilidade nos motores não tenham impacto na performance.

"A FIA foi bem tolerante em 2022. Acho que é normal porque todos foram afetados pela confiabilidade, não somente nós, por acho que tivemos 30/40/50/60/70 pedidos das montadoras, então todos foram afetados. Espero que a FIA sejam mais rígida no futuro".

"O que é um problema genuinamente de confiabilidade? É algo que não temos como responder, porque é claro que em um problema de confiabilidade você tem um ganho potencial de performance. Esse limite nem sempre é claro".

"Se você tem um problema na bomba de água, como tivemos em 2022, acho que fica claro que é uma questão claramente de confiabilidade: não há nenhum ganho com uma bomba nova. Mas se você precisa mudar o material dos anéis do pistão, você poderá ter algo mais forte, com mais performance, e aí onde fica o limite? Não é tão óbvio".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #214 – Quem pode surpreender na temporada 2023 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Audi inicia processo de compra de ações da Sauber para entrada em 2026
Próximo artigo Marko: Venda da F1 para sauditas não seria "uma boa ideia"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros