Recomendado para você

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1: Ferrari espera imparcialidade da FIA após contratação de ex-Mercedes

Mattia Binotto já havia expressado preocupação anteriormente, e voltou a falar sobre o caso após a polêmica da diretiva técnica

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari, Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG

O anúncio recente da contratação de Shaila-Ann Rao, ex-conselheira particular de Toto Wolff na Mercedes, como Secretária-Geral do Esporte na FIA criou incômodo entre algumas equipes da Fórmula 1. E o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, espera que a Federação possa provar sua imparcialidade neste momento.

O temor das equipes é de que seu trabalho anterior pela Mercedes pode levar a uma influência maior da montadora alemã. Binotto foi um dos primeiros céticos sobre a situação, dizendo no GP do Azerbaijão que tinha 'preocupações' sobre a contratação de Rao.

Leia também:

Mas as preocupações ganharam outro patamar no GP do Canadá em meio à polêmica da diretiva técnica divulgada pela FIA com o objetivo de erradicar o porpoising, o que poderia ajudar a Mercedes.

Haviam preocupações de que Rao teria um papel importante em acelerar esse processo, e surgiram questões sobre como que a Mercedes havia conseguido responder tão rapidamente à novidade, adicionando uma segunda haste metálica de fixação assim que a diretiva foi divulgada.

Falando em um final de semana no qual a diretiva foi legalmente questionada, pelo fato da FIA não ter seguido o procedimento correto, Binotto disse esperar que o órgão possa lidar com suas preocupações sobre a influência de Rao.

"É uma pergunta que me fizeram em Baku e posso apenas repetir o que disse à época: é uma preocupação, sem dúvidas. Mas também tenho confiança de que a FIA provará que ela é profissional, uma advogada com integridade".

Binotto não quis alimentar teorias conspiratórias de que Rao havia alertado a Mercedes sobre a diretiva técnica, mas apontou que a Ferrari não teria como reagir tão rápido quanto a rival.

"Toto disse que eles fizeram isso em uma noite. O que posso dizer é que a Ferrari não teria como fazer isso. E sem dúvidas fico surpreso ao ver que a equipe tenha sido tão forte a ponto de fazer isso em uma noite. Talvez apenas temos que acreditar no que ele diz...".

Helmut Marko: “Ficamos surpresos ao ver a segunda haste. Ficou claro após a divulgação da diretiva que não havia tempo suficiente para fazer tal peça

Helmut Marko: “Ficamos surpresos ao ver a segunda haste. Ficou claro após a divulgação da diretiva que não havia tempo suficiente para fazer tal peça"

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

A Ferrari não é a única equipe a questionar a velocidade de produção da Mercedes desta segunda haste. Consultor da Red Bull, Helmut Marko disse que sua equipe ficou surpresa ao ver a novidade no carro da equipe alemã apenas um dia após a divulgação do documento.

"Ficamos surpresos ao ver a segunda haste no assoalho", disse Marko ao Motorsport.com. "Ficou claro após o lançamento da diretiva técnica que não havia tempo suficiente para fazer tal peça".

Questionado se ele acreditava que a Mercedes poderia ter recebido de antemão informações da FIA, Marko disse: "Não tem outro modo de explicar o que aconteceu".

Já a Red Bull não quis entrar na controvérsia, com Christian Horner se recusando a comentar sobre o assunto. Mas nem todas as equipes compartilham tais preocupações, com Otmar Szafnauer, da Alpine, acreditando que sua experiência na Mercedes não seja necessariamente algo ruim.

"Ela foi da FIA originalmente, então é legal ela ter experiência de equipe agora. Isso é bom, ter a experiência de ambos os lados. Não me preocupo. Ela é uma advogada. Ela precisa cumprir um juramento de confiança e honestidade".

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Aston Martin promete pacote de atualizações em Silverstone "para seguir competitiva"
Próximo artigo Há dez anos, Schumacher conquistava seu último pódio na F1 após corrida caótica em Valência; relembre

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros