F1: FIA irá revisar regra sobre distribuição reduzida de pontos após confusão em Suzuka

FIA afirma que regra foi aplicada corretamente, mas deve corrigir redação que causou confusão

The Safety Car Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, the rest of the field for the restart

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou nesta sexta-feira (21) que irá revisar as regras sobre distribuição reduzida de pontos em corridas abreviadas na Fórmula 1 após a confusão no final do GP em Suzuka.

Forte chuva causou um longo atraso no GP do Japão há duas semanas, com a prova durando apenas 28 das 53 voltas planejadas devido ao limite de três horas. E mesmo com a corrida mal passando do 50% da distância, a pontuação total foi distribuída, devido à escrita do regulamento, que afirmava que pontos reduzidos seriam dados apenas em corridas que não poderia ser retomadas.

Leia também:

Com isso, Max Verstappen pôde garantir o bicampeonato após uma punição dada a Charles Leclerc depois da bandeirada, mas o piloto da Red Bull estava visivelmente confuso se realmente havia conquistado o título.

Como parte da revisão de eventos após Suzuka, incluindo o incidente do trator nas primeiras voltas, a FIA anunciou que também reverá as regras sobre pontos reduzidos.

"No GP do Japão, o Artigo 6.5 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1, que cobre a duração limite da prova e distribuição de pontos foi aplicada corretamente", disse a FIA. "Porém, a escrita do regulamento será revisada para dar ainda mais clareza".

A FIA ajustou essa norma após o fiasco do GP da Bélgica do ano passado, que distribuiu metade dos pontos apesar dos carros fazerem apenas duas voltas atrás do safety car.

Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Red Bull Content Pool

Mas como a nova versão dizia que a pontuação reduzida seria aplicada apenas a provas que não poderia ser retomadas, a etapa de Suzuka acabou distribuindo pontuação completa.

"Se uma corrida é suspensa de acordo com o Artigo 57 e não pode ser retomada, os pontos para cada posição serão distribuídos de acordo com o seguinte critério", diz o regulamento, que detalha a estrutura de pontuação. Se menos de 25% da corrida for concluída, o vencedor recebe 6 pontos, 13 se ficar entre 25 e 50%, 19 para 50 a 75% e pontuação total para além de 75%.

No paddock, houve uma concordância geral de que a distribuição de pontos totais para uma corrida curta foi uma consequência não-intencional da reescrita das regras.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Após revisão do incidente em Suzuka, FIA anuncia fim de rotação da direção de prova pelo restante de 2022
Próximo artigo F1: Em Austin, Mercedes revela últimas atualizações do W13 em 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil