Últimas notícias

F1: FIA proíbe pilotos de parar no pitlane e causar 'tumulto' na saída dos boxes

Situação chegou no ápice durante o GP do México deste ano

Oscar Piastri, McLaren MCL60, nos boxes

Os pilotos foram proibidos de parar na faixa rápida dos boxes durante as sessões de classificação para o GP do Brasil de Fórmula 1, como parte de uma nova medida de repreensão aos 'engarrafamentos' que estavam acontecendo nas corridas anteriores.

Leia também:

A FIA adotou recentemente uma medida para evitar problemas de tráfego na pista durante a classificação: a imposição de um tempo máximo de volta para as voltas de entrada e saída.

No entanto, isso provocou uma consequência não intencional: os pilotos não conseguem encontrar espaços livres atrás dos rivais quando começam as voltas de preparação e tentam criar esse ar livre no pitlane.

Houve várias ocasiões em que os pilotos reduziram drasticamente a velocidade, ou até pararam completamente, na saída dos boxes, atrasando os rivais atrás deles. Isso pode ser considerado como uma possível violação das regras que, conforme escrito, proíbem a obstrução de outros carros.

Essa tática atingiu o ápice no GP do México do último fim de semana, quando Max Verstappen, George Russell e Fernando Alonso foram investigados por pararem na saída dos boxes no Q1 enquanto tentavam criar um 'gap', embora todos tenham sido posteriormente inocentados de qualquer irregularidade.

A natureza generalizada do problema fez com que a FIA fosse solicitada para que encontrasse uma solução melhor, que agora foi promulgada pelo diretor de corrida da F1, Niels Wittich, antes do evento deste fim de semana em São Paulo.

Nas notas de evento de Wittich, enviadas a todas as equipes antes do GP do Brasil, ele disse que um novo padrão de comportamento era esperado dos pilotos tanto na classificação principal quanto na disputa de sprint.

Ele afirmou que os pilotos agora estavam estritamente proibidos de atrasar os rivais na saída dos boxes durante as sessões de classificação e estabeleceu diretrizes rígidas sobre onde os pilotos poderiam encontrar suas brechas.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, leads Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04, Lando Norris, McLaren MCL60, Zhou Guanyu, Alfa Romeo C43, Lance Stroll, Aston Martin AMR23, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43, and others out of the pit lane

Foto de: Motorsport Images

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, lidera Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Daniel Ricciardo, AlphaTauri AT04, Lando Norris, McLaren MCL60, Zhou Guanyu, Alfa Romeo C43, Lance Stroll, Aston Martin AMR23, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43 e outros na saída dos boxes

Nas notas, ele disse: "De acordo com o artigo 33.4 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, os pilotos não têm permissão para ir desnecessariamente devagar, o que inclui parar um carro na pista rápida do pitlane. Durante o Shootout e a qualificação, os pilotos podem criar um espaço entre as luzes de saída dos boxes e a linha SC2."

"Qualquer piloto que deseje fazer isso deve pilotar o mais à esquerda possível para permitir que outros pilotos o ultrapassem no lado direito da estrada de saída dos boxes."

O chefe da McLaren, Andrea Stella, disse no México que o problema de impedimento no pitlane era tão sério que exigia uma solução urgente.

"Acho que uma ação imediata precisa ser tomada", disse Stella. "Não é um bom espetáculo. Isso dificulta muito as operações porque você envia seu carro e, na verdade, não sabe quando ele vai entrar na pista."

"Isso coloca todos os pilotos muito à mercê dos outros pilotos. Para mim, isso começa a ser injusto. Precisamos criar aspectos de política e de decisão para controlar a situação, o que eu acho que é simplesmente inadequado."

Confira os horários da sexta-feira em Interlagos:

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 11h30 Bandsports
Classificação (Para o GP de domingo) Sexta-feira 15h Bandsports
Classificação Sprint Sábado 11h Bandsports
Corrida Sprint Sábado 15h30 Band e Bandsports
GP de São Paulo Domingo 14h Band
       
Porsche Cup Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre (Sprint Challenge) Sexta-feira 06h05 -
Treino Livre (Carrera Cup) Sexta-feira 11h -
Classificação (Sprint Challenge) Sábado 07h50 Motorsport.com
Classificação (Carrera Cup) Sábado 08h45 Motorsport.com
Corrida 1 (Sprint Challenge) Sábado 12h30 Motorsport.com
Corrida 1 (Carrera Cup) Sábado 13h35 Motorsport.com
Corrida 2 (Sprint Challenge) Domingo 08h45 Motorsport.com
Corrida 2 (Carrera Cup) Domingo 09h40 Motorsport.com
       
Fórmula 4 Brasil Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 09h05 -
Classificação Sexta-feira 16h30 Bandsports
Corrida 1 Sábado 09h50 Bandsports
Corrida 2 Sábado 17h Bandsports
Corrida 3 Domingo 11h Bandsports
       

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário  
TELEMETRIA Quarta-feira 15h  
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 19h  
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após a classificação  
Q4 Sábado Após a sprint  
PÓDIO Domingo Após a corrida  
RETA FINAL Segunda-feira 18h45  

 

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior DIRETO DO PADDOCK: Massa-2008 gera climão com Hamilton e ferraristas, Alonso faz ameaça e futuro de Drugovich
Próximo artigo Leclerc e Sainz mandam recado para grid da F4 Brasil: "Não esqueçam de curtir"
Assinar