F1: FIA revisa sistema de pontos de penalidade para 2023; Gasly segue em perigo

Segundo apurado pelo Motorsport.com, pontos na superlicença não serão mais distribuídas em infrações voltadas ao lado esportivo

Pierre Gasly, Alpine

O sistema de pontos de penalidade da Fórmula 1 foi reajustado para 2023 para evitar o risco de pilotos enfrentarem suspensões de corrida por uma série de infrações menores, apurou o Motorsport.com.

A questão da soma de pontos foi lançada no centro das atenções no ano passado, quando Pierre Gasly se viu em perigo de ser forçado a ficar de fora de um GP por uma violação relativamente pequena das regras.

O editor recomenda:

O francês chegou a 10 pontos - apenas dois do limite, antes de ser banido de uma corrida - como resultado de uma penalidade de limites da pista no GP do México.

Os regulamentos esportivos da F1 afirmam que, se um piloto acumular 12 pontos em um período de 12 meses, sua licença de corrida será suspensa para o evento seguinte, após o qual a ficha será apagada.

Quaisquer pontos ganhos permanecem na carteira de piloto por um período de 12 meses, após os quais serão removidos respectivamente no aniversário de um ano de cada infração.

A questão dos pontos de penalidade deixou Gasly chateado, e ele prometeu conversar com a FIA.

Falando na época, ele disse: "Não vou mentir. É uma situação muito desagradável e bastante delicada.

"De certa forma, também é um pouco embaraçoso estar em uma posição em que posso ser suspenso.

“Depois da temporada que fiz, realmente não sinto que tenha sido particularmente perigoso nos últimos 12 meses, e isso será definitivamente uma penalidade severa”.

Após a discussão de Gasly com a FIA, entende-se que o órgão regulador concordou em revisar os assuntos durante o inverno para ver se alguma mudança era necessária.

E, após discussões entre os legisladores, as equipes e os pilotos, foi acordado que os comissários iriam, desde o início da temporada de 2023, adotar uma abordagem muito mais ponderada quando se trata de distribuir pontos de penalidade.

Lance Stroll, Aston Martin AMR23, George Russell, Mercedes F1 W14, Lando Norris, McLaren MCL60, Esteban Ocon, Alpine A523, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43, the remainder of the field at the start

Lance Stroll, Aston Martin AMR23, George Russell, Mercedes F1 W14, Lando Norris, McLaren MCL60, Esteban Ocon, Alpine A523, Valtteri Bottas, Alfa Romeo C43, the remainder of the field at the start

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Com a intenção original do sistema de penalidades de evitar direção perigosa, a FIA continuará a distribuir pontos por infrações consideradas inseguras.

No entanto, para violações de regras mais relacionadas ao esporte - como violações de limites de pista - não serão atribuídos pontos a partir de agora.

A nova abordagem já teve impacto na abertura da temporada do GP do Bahrein, em que os comissários aplicaram sanções esportivas sem pontos de penalidade.

Nico Hulkenberg e Esteban Ocon, que ganharam penalidades de tempo por uma variedade de ofensas, escaparam de ter quaisquer pontos de penalidade adicionados às suas licenças.

Gasly ainda permanece com 10 pontos, no entanto, com seus primeiros pontos vencendo em 22 de maio. A lista completa de pontos para pilotos está abaixo.

Piloto Pontos Próximos pontos a expirar
FrancePierre Gasly 10 22.05.23 (2 pontos)
CanadaLance Stroll 8 09.04.23 (2 pontos)
ThailandAlex Albon 7 27.03.23 (2 pontos)
SpainFernando Alonso 6 08.05.23 (3 pontos)
FranceEsteban Ocon 5 20.03.23 (2 pontos)
ChinaZhou Guanyu 4 27.03.23 (1 ponto)
JapanYuki Tsunoda 4 03.07.23 (2 pontos)
United KingdomGeorge Russell 4 10.07.23 (2 pontos)
DenmarkKevin Magnussen 3 08.05.23 (2 pontos)
United KingdomLando Norris 3 10.07.23 (1 ponto)
GermanySebastian Vettel 2 10.07.23 (1 ponto)
MexicoSergio Perez 2 02.10.23 (2 pontos)
NetherlandsMax Verstappen 2 13.11.23 (2 pontos)
MonacoCharles Leclerc 1 09.10.23 (1 ponto)

Prenúncio de APOSENTADORIA? CRISE na Mercedes F1 precede FIM DA LINHA entre Hamilton e Wolff? DEBATE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Experiência de Pérez faz Horner achar idas prematuras de Albon e Gasly à Red Bull "injustas"
Próximo artigo F1 - Hamilton indica permanência na Mercedes: "Pessoas criam boatos; vamos chegar a um acordo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil