F1: GP em Ímola está sob ameaça de interferência devido à alerta vermelho de tempestade

Previsão de 150mm de chuva entre terça e quarta põe região em alerta para inundações e deslizamentos

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Foto de: Red Bull Content Pool

O último mês tem sido desafiador para a Itália, com tempestades e enchentes, que devem seguir neste fim de semana. Por isso, o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 corre o risco de sofrer alterações e interrupções devido às chuvas, com a região de Ímola sob alerta vermelho.

Na segunda-feira, a situação tornou-se crítica, com o Departamento de Proteção Civil formalizando o alerta vermelho para a região da Emilia Romagna, onde está o circuito de Ímola.

Leia também:

Neste momento, o alerta é válido para terça (16) e quarta-feira (17), com a possibilidade de fortes ventos, grandes precipitações e tempestades de raios, com o risco de enchentes e danos estruturais, incluindo a possibilidade de deslizamentos de terra.

O governo local ainda divulgou um alerta sobre a previsão de até 100mm de chuva nas áreas mais afetadas nesta terça-feira. Somando com a quarta-feira, espera-se um total de 150mm de precipitações.

Com os riscos de enchentes, após uma reunião da Unidade Nacional de Crise, os prefeitos da área foram aconselhados a suspender as aulas e fechar as estradas sob risco de inundação. Os cidadãos foram aconselhados também a evitar viagens ao máximo.

A situação inevitavelmente chega à F1 e os impactos para o fim de semana em Ímola, seja para a ida e vinda do público ou até mesmo a realização do próprio evento. Com o alerta vermelho, muitos se preocupavam inclusive com o cancelamento do GP, mas fontes ligadas à organização descartam a possibilidade, com o paddock mantendo seus planejamentos de viagem.

Aston Martin removing water from pitlane

Aston Martin removing water from pitlane

Photo by: Erik Junius

A organização já iniciou planos operacionais para lidar com a possibilidade de chuva, e os promotores estão trabalhando para que arquibancadas e estacionamentos sigam abertos, com condições para receber o público.

A F1 já possui uma história de realizar eventos sob condições adversas, e o fim de semana em Ímola deve marcar a estreia do novo pneu Pirelli para chuva que não precisa de aquecimento prévio ao uso.

Podcast Motorsport.com debate: F1 chata? Culpa é da Red Bull ou dos carros atuais?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RETA FINAL: Sainz na Alpine? Ferrari e Williams no olho do furacão do mercado da F1
Próximo artigo F1: Saiba como será o sistema experimental de classificação em Ímola

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil