F1: GPs não terão cerimônia formal para ajoelhamentos antirracistas em 2022
De todo modo, pilotos seguirão livres para fazer o ato, caso queiram; entenda
Após ficarem marcadas por ajoelhamentos antirracistas de alguns pilotos em 2020 e 2021, as corridas de 2022 da Fórmula 1 não terão mais o cerimonial que vinha acontecendo antes da largada de cada GP nos últimos dois anos.
CEO da F1, Stefano Domenicali disse à Sky Sports que a categoria irá mudar sua campanha antirracista para focar em "ações" ao invés de "gestos". Assim, pilotos como o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, continuarão podendo se ajoelhar, mas a cerimônia formal não acontecerá.
Drivers including Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 taking a knee
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
"Acho que o gesto foi importante porque precisamos respeitar a todos, como sempre. Mas agora é a hora de seguir em frente e tomar alguma outra ação", argumentou Domenicali, que assumiu o comando da F1 no começo de 2021, em substituição a Chase Carey.
Desde 2020, a F1 possui uma campanha em prol da diversidade chamada "We Race As One" ("Corremos como Um", em tradução livre do inglês) e exibe mensagens antirracistas antes das corridas.
"Acho que agora é a questão de [mudar] gesto para ação. Agora a ação é o foco na diversidade da nossa comunidade, e este é o primeiro passo", afirmou o dirigente italiano, que foi chefe da Ferrari entre 2008 e 2014.
Tendo 2022 em vista, a F1 anunciou nesta terça a extensão da continuidade de seu programa de bolsas de engenharia para minorias. A iniciativa, que começou em 2021 e foi prorrogada até 2025, dará bolsas a 10 alunos por ano. De acordo com a Sky, Hamilton está ciente das novidades.
F1: HAAS faz lançamento 'FAKE' do carro de 2022; confira como ficou e as EXPECTATIVAS da equipe
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #160: Sergio Maurício abre o jogo e fala sobre polêmicas na F1 e Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.