Últimas notícias

F1: Hakkinen vê semelhanças entre sua evolução e a de Bottas

Bicampeão mundial pela McLaren, finlandês demorou mais de sete anos para vencer seu primeiro GP. Ele elogiou o piloto da Mercedes

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, 1st position, on the podium

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, 1st position, on the podium

Mark Sutton / Motorsport Images

Campeão mundial em sua oitava temporada na Fórmula 1, Mika Hakkinen apontou semelhanças entre o seu progresso e o de Valtteri Bottas na categoria máxima do automobilismo mundial. Segundo o vencedor das temporadas 1998 e 1999, há pilotos que podem demorar mais para alcançar a melhor forma. "Às vezes, leva mais tempo do que muitos pensam para alcançar seus objetivos na F1", disse o finlandês.

Seu compatriota Bottas tem sido o centro das atenções após vencer o Grande Prêmio da Austrália, na abertura da temporada, no último domingo. O piloto da Mercedes dominou a prova de ponta a ponta, após ultrapassar Lewis Hamilton na largada. Para muitos, inclusive o chefe da equipe alemã, Toto Wolff, o finlandês parece encarar o ano de 2019 com uma mentalidade diferente em relação ao observado anteriormente.

Bicampeão mundial da F1, Hakkinen destacou o desempenho de Bottas em Melbourne e fez comparações entre sua trajetória pessoal e a do compatriota: "Levei sete anos para ganhar minha primeira corrida, e esta é a sétima temporada Valtteri”.

Leia também:


“E ele já havia vencido três corridas antes de domingo. Seriam cinco se não fosse o pneu furado que lhe tirou a vitória no Azerbaijão no ano passado e as ordens da equipe que o fizeram renunciar à vitória na Rússia", lembrou o ex-piloto da McLaren em sua coluna no site Unibet.

Hakkinen estreou na F1 em 1991 e chegou à vitória somente no controverso GP da Europa de 1997, em Jerez. Nas duas temporadas seguintes, porém, sagrou-se campeão mundial com a equipe de Woking.

Ele destacou a nova mentalidade que Bottas parece ter encontrado neste ano. Em 2018, o piloto da Mercedes terminou em quinto, duas posições abaixo de seu primeiro campeonato na equipe alemã. Além disso, o ex-Williams não venceu no ano passado. Sua última vitória antes do triunfo no circuito de Albert Park tinha sido no GP de Abu Dhabi, que encerrou 2017.

"Foi bom ouvir a mensagem de rádio destinada a seus críticos após a corrida. Ele sabe que tem talento, está centrado em um forte início de temporada e calou todos os críticos negativos uma energia mentalidade poderosa", disse Hakkinen.

A determinação de Bottas de ir para a volta mais rápida da corrida para ganhar o ponto extra é outro aspecto que Hakkinen valoriza em seu compatriota: "Valtteri deixou claro no rádio com a equipe que queria o ponto extra. Seu engenheiro recomendou calma, e ele foi bastante seguro e conseguiu".

Para o bicampeão mundial, a luta interna da Mercedes será muito interessante se Bottas vencer novamente nas próximas corridas e colocar Hamilton em dificuldades: "Será interessante ver como Hamilton responde a esse resultado porque sabemos que ele não está interessado em ficar em segundo, especialmente atrás de seu companheiro de equipe".

"Lewis espera que o sucesso de Valtteri seja uma exceção, mas caso se repita no Bahrein ou na China, será interessante ver a dinâmica da equipe. A batalha está apenas começando", disse Hakkinen.

Mika Hakkinen y Antti Vierula, Entrenador de Valtteri Bottas.

Mika Hakkinen y Antti Vierula, Entrenador de Valtteri Bottas.

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: A Red Bull tem motor para lutar pelo título mundial?
Próximo artigo F1: Toro Rosso impressionada com "metódico" Alexander Albon

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil