Fórmula 1 GP da Cidade de México

F1: Hamilton cita “várias fontes” que indicaram outros carros ilegais no GP dos EUA

Heptacampeão também comentou que carro mais baixo não teve relação com bom desempenho em Austin

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14

Lewis Hamilton disse que “várias fontes” lhe disseram que outros carros de Fórmula 1 no GP dos Estados Unidos tinham pranchas ilegais, mas eles “escaparam impunes” porque não foram inspecionados.

Leia também:

A FIA mediu apenas as pranchas de quatro carros após a corrida e concluiu que as de Hamilton e Charles Leclerc eram ilegais, levando à desclassificação dos dois pilotos.

Os carros deMax Verstappene Lando Norris foram considerados legais, mas apesar da taxa de falha de 50% na pista acidentada do COTA, a FIA manteve seus protocolos habituais e optou por não testar nenhum outro carro.

Falando pela primeira vez desde a desclassificação, Hamilton deixou claro o quão frustrado estava por perder o segundo lugar.

“Saí da coletiva de imprensa, voltei e estava prestes a entrar na banheira de gelo”, disse ele. “E então Toto [Wolff] veio correndo e me contou. Obviamente [fiquei] arrasado pois foi um ótimo dia e uma ótima corrida."

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 2nd position, on the podium with his trophy

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 2nd position, on the podium with his trophy

Questionado sobre o que ele achava de apenas quatro carros sendo testados, Hamilton deixou claro seus sentimentos.

“Em primeiro lugar, ouvi de diversas fontes que havia muitos outros carros que também estavam ilegais”, disse ele.

“Mas eles não foram testados, então eles escaparam impunes. Corro aqui há 16 anos, houve momentos em que houve muitos outros cenários como este, em que algumas pessoas escaparam impunes de certas coisas, e algumas pessoas simplesmente tiveram azar de terem sido testadas.”

“Portanto, acho que, em última análise, provavelmente será necessário algum tipo de estrutura melhor para garantir que seja justo e uniforme.”

Hamilton destacou que o formato do fim de semana sprint, com as especificações do carro fixadas após o TL1, torna essas coisas mais prováveis de acontecer.

“Nunca tivemos esse problema em Austin antes”, disse ele. “Foi só porque tivemos a corrida sprint também, então uma solução fácil, uma solução fácil para isso, por exemplo, é que podemos mudar os pisos depois do... Bem, apenas aborde o fim de semana de forma diferente, em que o carro ainda não está configurado desde a manhã de sexta-feira.

Hamilton negou que a equipe tenha esticado os limites com uma altura baixa em busca de desempenho, e isso talvez explicasse por que o W14 foi tão competitivo no COTA.

“Não, acho que precisamos abordar o ponto de que no ano passado nosso carro estava melhor quando estava baixo, super baixo”, disse ele.

“Então estávamos baixos e rígidos. Nosso carro funciona melhor em alturas elevadas agora. Portanto, não estamos apenas colocando o carro muito para baixo.

“Foi apenas um cenário infeliz. Falha de 0,05 [mm], não fará diferença entre ganhar e perder. Portanto, esse erro não foi a razão pela qual fomos tão rápidos.

“Então é por isso que tem sido doloroso para nós. Porque, você sabe, se tivéssemos trocado as molas traseiras, por exemplo, talvez tivéssemos andado melhor.

“Mas de qualquer forma, temos esperança de que o desempenho continue neste fim de semana. E sim, apenas certificando-me de que os rapazes não reajam de forma exagerada. Acho que ficaremos bem.”

F1: Confira debate sobre o primeiro dia de treinos do GP do México

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #253 – Desclassificação de Hamilton nos EUA 'salva pele' de Pérez na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior DIRETO DO PADDOCK: Audi desistiu da F1? Sainz com mal-estar e novidades sobre Massa 2008
Próximo artigo F1- Horários, previsão do tempo e como assistir o sábado de classificação

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil