F1: Hamilton coloca Pérez ‘contra parede’ por ausência de punições a Verstappen

Inglês afirmou que mexicano tem “opinião para tudo” e cobrou uma explicação para que líder do campeonato não tenha sido punido por parar no pit lane em Singapura

Sergio Perez, Red Bull Racing and Lewis Hamilton, Mercedes-AMG attending the FIA press conference

LAT Images

O treino de classificação do GP de Singapura viu o atual bicampeão da Fórmula 1 e líder do campeonato, Max Verstappen, ter que enfrentar três investigações dos comissários da FIA.

Duas delas por supostas fechadas na pista com Logan Sargeant e Yuki Tsunoda. O terceiro caso foi o carro #1 parado na saída do pit lane durante o treino, impedindo dos carros atrás que acessassem à pista de Marina Bay. No final, o holandês conseguiu se livrar de punições de grid e manteve a 11ª posição no grid de largada.

Leia também:

Durante a coletiva de imprensa dos pilotos antes do GP do Japão, o assunto voltou à tona, gerando um grande debate no grupo que estava à disposição dos jornalistas.

“No fim de semana passado, Max teve incidentes na classificação, um no pit lane e outros na pista. Vocês ficaram surpresos por ele ter escapado com reprimendas e sem penalidades de grid? E vocês têm alguma preocupação com a consistência?”, foi a pergunta feita pelo Motorsport.com a Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Esteban Ocon e Valtteri Bottas. Confira como foi o diálogo entre eles:

Pérez: Nada a dizer sobre isso.

Hamilton: Tem certeza? Você sempre tem uma opinião para tudo.

Pérez: Nesta não. O que devo dizer sobre isso? Eu passo para você.

Hamilton: Você tem permissão para parar no final do pit lane?

Pérez: Não por tanto tempo, mas é algo que provavelmente teremos permissão agora.

Hamilton: Só estou perguntando, porque eu não sabia. Eu realmente não sei o que dizer. Eu realmente não vi. Eu estava no pit lane quando todos pararam e não consegui ver o que estava acontecendo à frente. E sempre pressionamos e trabalhamos o mais próximo possível da FIA para ter consistência e há alguma variação, então temos que continuar a trabalhar nisso com certeza.

Ocon: Não vi os incidentes que tenho o que falar. Não, honestamente, eu estava mais focado em mim mesmo do que em Max.

Leclerc: Sim, fiquei um pouco surpreso, especialmente no pit lane, porque isso pode abrir situações muito ruins no futuro. Mas, novamente, como Lewis disse, é sempre uma discussão aberta com a FIA e tentar explicar-lhes qual é o nosso ponto de vista e melhorar e tenho certeza de que teremos essa discussão amanhã à noite no briefing.

Bottas: Sim, eu também não vi o incidente, então precisamos primeiro dar uma olhada para comentar.

Sobre o caso citado, a FIA emitiu um comunicado justificando a não punição de Verstappen ainda no sábado.

“O piloto afirmou que esperou (aproximadamente 14 segundos) para sair dos boxes para criar uma diferença aos carros da frente.

“Embora nenhuma vantagem óbvia tenha sido obtida pelo piloto ao esperar na saída dos boxes por um tempo considerado extraordinário, o potencial para que isso impacte negativamente outros pilotos justificaria uma penalidade.

“Embora se note que o carro atrás poderia ter ultrapassado [Verstappen], é preferível que os carros saem da saída do pit de maneira ordenada.”

Verstappen foi advertido com uma reprimenda neste caso e no bloqueio a Tsunoda, não tomando qualquer punição no incidente com Sargeant.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Imprensa alemã especula valor para que Drugovich seja piloto da Williams em 2024
Próximo artigo F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre para o GP do Japão em Tempo Real

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil