F1 - Hamilton: Se violações renderem apenas puxões de orelha, "é melhor nem ter teto orçamentário"

Apesar de cobrar a FIA, Hamilton diz acreditar em Mohammed ben Sulayem, atual presidente da Federação

Lewis Hamilton, Mercedes AMG

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

A Fórmula 1 está no aguardo de uma decisão da FIA sobre potenciais ações contra a Red Bull, após a equipe ter violado o teto orçamentário de 145 milhões de dólares para a temporada 2021. E com o paddock cobrando seriedade e transparência da Federação, Lewis Hamilton acredita que, caso o time austríaco leve apenas uma bronca, "é melhor nem ter teto orçamentário" no esporte.

A Red Bull vem negando veementemente que excedeu o teto orçamentário, e está negociando com a FIA sobre os próximos casos. Hamilton, que perdeu o título de 2021 em uma controversa luta contra Max Verstappen na última volta da última corrida, é mais um a cobrar uma ação da FIA.

Leia também:

Falando pela primeira vez desde a confirmação de que a Red Bull estourou o teto orçamentário, Hamilton disse o que estava pensando sobre potenciais sanções. O time austríaco pode sofrer penalizações financeiras e / ou desportivas pela violação minoritária, ou seja, até 5% do valor do teto. Apura-se que o valor seja de 1,8 milhão de dólares.

Mas Hamilton reforçou que a FIA precisa garantir a integridade do teto orçamentário e da F1 como um todo.

"Acho que o esporte precisa fazer algo quanto a isso. Se não, se for relaxado, se eles não tiverem cuidado com as regras, todas as equipes vão simplesmente estourar. E gastar milhões a mais e levar apenas um puxão de orelha obviamente não é bom para o esporte. Seria melhor nem ter um teto orçamentário para o futuro".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Mas Hamilton expressou sua fé no presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, e sua equipe para "tomar as decisões corretas" para garantir a integridade do esporte.

"Eu tenho que acreditar nisso. Quero dar a eles o benefício da dúvida, naturalmente. E eu estou focado em fazer o melhor trabalho possível. O que eles decidirem, está feito".

Hamilton ainda ecoou os comentários de outros pilotos, que cobraram transparência, mantendo-se "verdadeiros aos valores do esporte e do regulamento que foi montado para ser policiado".

"Acho que pode ser uma época confusa para os fãs. Sem os fãs, o esporte não é nada. Então sim, acho que temos que nos ater a esses valores".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull deve fazer coletiva para esclarecimentos sobre quebra de limite orçamentário e possível aceite do ABA
Próximo artigo F1 - Verstappen: Red Bull tem "forte crença" de que cumpriu teto orçamentário de 2021

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil