F1 - Verstappen: Red Bull tem "forte crença" de que cumpriu teto orçamentário de 2021

Campeão de 2022 diz que não fica irritado com comentários de outros pilotos e equipes sobre o caso

Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing, Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Sergio Perez, Red Bull Racing, 2nd position, the Red Bull team celebrate World Championship victory

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Em meio a uma expectativa sobre a resposta da FIA quanto a uma possível punição da Red Bull sobre estourar o teto orçamentário da Fórmula 1 em 2021, Max Verstappen diz que a equipe segue acreditando que não violou o limite de gastos do ano anterior.

Na divulgação dos resultados do relatório financeiro após o GP do Japão, a FIA anunciou que a Red Bull era a única equipe a ter excedido o teto determinado para a temporada passada, considerando uma "violação mínima", ou seja, abaixo de 5% do valor do teto.

Leia também:

A Red Bull sempre negou que havia estourado o teto, mas agora conversa com a FIA sobre um possível acordo aceitando a violação. Verstappen, que conquistou seu bicampeonato no Japão, negou que a situação envolvendo a equipe tenha algum impacto sobre ele.

"De qualquer modo, é algo entre a equipe e a FIA, não?", disse Verstappen nas coletivas em Austin. "E, do nosso lado, temos uma forte crença de que estamos dentro. É por isso que estamos discutindo, para mostrar o que achamos que é certo. Mas, no fim do dia, isso não me envolve. Eu estou focado na performance na pista".

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Red Bull Content Pool

Vários nomes importantes do paddock cobram a FIA, pedindo ações fortes caso confirmada a violação, defendendo a importância de se manter a integridade do regulamento para o futuro. Zak Brown, CEO da McLaren, escreveu uma carta ao presidente da FIA pedindo uma ação rígida, afirmando que gastar além do teto "constitui trapaça".

Já Lewis Hamilton, que perdeu o título para Verstappen no ano passado, mandou um recado direto à FIA, afirmando que, se violações receberem apenas bronca, "é melhor nem ter teto orçamentário no futuro".

Questionado se ver outras equipes falando sobre o caso o irrita, Verstappen disse: "Depende do que se lê. Para mim, o que conquistamos neste ano é incrível. E sobre o teto, sim, eles estão falando sobre isso agora, mas como já disse, achamos que estamos certos, e sempre vamos acreditar em nossa causa".

"Agora depende deles tomarem uma decisão. Isso também vai passar".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Hamilton: Se violações renderem apenas puxões de orelha, "é melhor nem ter teto orçamentário"
Próximo artigo F1: Após revisão do incidente em Suzuka, FIA anuncia fim de rotação da direção de prova pelo restante de 2022

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil