F1: Hamilton supera Bottas e é o mais rápido no TL2 para o GP da Itália
Mercedes segue forte e faz a dobradinha na segunda sessão de treinos livres que antecede a corrida sprint em Monza
Lewis Hamilton foi o mais rápido da segunda sessão de treinos livres para o GP da Itália de Fórmula 1, disputada na manhã deste sábado (11). O britânico bateu seu companheiro de Mercedes Valtteri Bottas por dois décimos e ficou meio segundo à frente de Max Verstappen, da Red Bull.
Pensando na prova de classificação, as escuderias focaram em treinar com tanque mais cheio e diferentes pontos de frenagem e, por isso, as voltas foram mais lentas que as de sexta-feira. Mais uma vez, a equipe alemã mostrou força no circuito de Monza e segue como a favorita do fim de semana ao completar boa quilometragem com ritmo constante.
Mick Schumacher, Nikita Mazepin, Sebastian Vettel e Nicholas Latifi foram os primeiros a irem para a pista, com poucas mudanças em seus carros pelo parque fechado após a qualificação da corrida sprint. O russo da Haas marcou o primeiro tempo, de 1:27.374, 89 milésimos à frente de seu companheiro de equipe.
A escuderia americana foi a que mais andou nos primeiros dez minutos e, ao longo que os tempos iam baixando, a melhor marca era de Sergio Pérez, que anotou 1:24.870. Os carros calçavam pneus médios e macios. Daniel Ricciardo deu uma pequena escapada na Curva 1 e teve que cortar caminho.
Bottas, Hamilton e Verstappen, o top 3 da corrida sprint, foram à pista com 15 minutos de sessão. A dupla da Mercedes anotou o quarto e quinto melhor tempo, enquanto o holandês da Red Bull cravou a primeira colocação provisória e baixou a marca de Pérez para 1:23.754. A equipe austríaca estava na "primeira fila" ao fim dos primeiros 20 minutos de TL2, com Pierre Gasly em terceiro.
Na primeira meia hora, apenas Vettel, Lance Stroll e Bottas calçavam pneus duros, enquanto o resto do grid se dividia entre médios e macios. Quem mostrava bom ritmo durante as simulações de corrida era a Williams, que colocava Latifi em quarto e George Russell em sétimo. Já quem mais completava mais voltas era o mexicano da RBR.
Aos 33 minutos, Carlos Sainz causou uma bandeira vermelha ao bater na Ascari. O espanhol perdeu a traseira, bateu na proteção ao lado esquerdo da curva e danificou principalmente a asa dianteira e a suspensão de seu carro. Como de praxe nos treinos livres, o cronômetro não parou.
Apesar de ter reclamado de algumas dores, o piloto da Ferrari não teve qualquer ferimento mais sério e saiu andando do carro. Ele ainda aproveitou para checar os danos causados pelo acidente. A maior preocupação da escuderia agora era de conseguir consertar o veículo para a corrida sprint e se teriam que trocar alguma peça que acarretasse em punição no grid de largada.
O treino foi retomado restando 21 minutos para o final. As equipes não perderam tempo e todas mandaram seus pilotos para a pista. Antonio Giovinazzi pulou para terceiro logo em sua primeira volta rápida após a interrupção, a sete décimos de Verstappen. Esteban Ocon e o outro piloto da Alfa Romeo, Robert Kubica, baixaram suas marcas e jogaram o italiano para quinto.
Hamilton assumiu a liderança com 14 minutos restantes ao anotar 1:23.246, meio segundo à frente do rival da Red Bull. Bottas retomou a segunda colocação pouco depois e ficou a dois décimos de seu companheiro de Mercedes.
Faltavam cinco minutos para terminar o treino quando Charles Leclerc, que ocupava a 11ª colocação, disse em seu rádio que tinha um problema "que não podia explicar". A Ferrari logo o chamou aos boxes e, como não dava mais tempo de voltar, foi fim de sessão para ele.
As escuderias foram aos poucos retornando seus carros ao pit e, com isso, o treino foi encerrado. Hamilton terminou na liderança, seguido de Bottas e Verstappen. A corrida sprint que definirá o grid de largada está marcada para as 11h30 deste sábado.
Classificação completa do segundo treino livre
Cla | nº | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 25 | 1'23.246 | 250.520 | ||
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 24 | 1'23.468 | 0.222 | 249.853 | |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 23 | 1'23.662 | 0.416 | 249.274 | |
4 | 11 | Sergio Pérez | Red Bull | Honda | 29 | 1'23.917 | 0.671 | 248.516 | |
5 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 20 | 1'24.263 | 1.017 | 247.496 | |
6 | 88 | Robert Kubica | Alfa Romeo | Ferrari | 28 | 1'24.280 | 1.034 | 247.446 | |
7 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 26 | 1'24.502 | 1.256 | 246.796 | |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 16 | 1'24.539 | 1.293 | 246.688 | |
9 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 24 | 1'24.654 | 1.408 | 246.353 | |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 27 | 1'24.665 | 1.419 | 246.321 | |
11 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 21 | 1'24.770 | 1.524 | 246.016 | |
12 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 24 | 1'24.774 | 1.528 | 246.004 | |
13 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 23 | 1'24.805 | 1.559 | 245.914 | |
14 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 22 | 1'25.083 | 1.837 | 245.111 | |
15 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 32 | 1'25.422 | 2.176 | 244.138 | |
16 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 23 | 1'25.729 | 2.483 | 243.264 | |
17 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 28 | 1'25.763 | 2.517 | 243.167 | |
18 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 28 | 1'25.935 | 2.689 | 242.681 | |
19 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 25 | 1'26.012 | 2.766 | 242.463 | |
20 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 14 | 1'26.124 | 2.878 | 242.148 |
F1 2021: BOTTAS senta PÉ na Itália e larga na pole da Sprint; MERCERDES dá banho | SEXTA-LIVRE
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.