F1: Hamilton supera Bottas e é o mais rápido no TL2 para o GP da Itália

Mercedes segue forte e faz a dobradinha na segunda sessão de treinos livres que antecede a corrida sprint em Monza

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Zak Mauger / Motorsport Images

Lewis Hamilton foi o mais rápido da segunda sessão de treinos livres para o GP da Itália de Fórmula 1, disputada na manhã deste sábado (11). O britânico bateu seu companheiro de Mercedes Valtteri Bottas por dois décimos e ficou meio segundo à frente de Max Verstappen, da Red Bull.

Pensando na prova de classificação, as escuderias focaram em treinar com tanque mais cheio e diferentes pontos de frenagem e, por isso, as voltas foram mais lentas que as de sexta-feira. Mais uma vez, a equipe alemã mostrou força no circuito de Monza e segue como a favorita do fim de semana ao completar boa quilometragem com ritmo constante.

Leia também:

Mick Schumacher, Nikita Mazepin, Sebastian Vettel e Nicholas Latifi foram os primeiros a irem para a pista, com poucas mudanças em seus carros pelo parque fechado após a qualificação da corrida sprint. O russo da Haas marcou o primeiro tempo, de 1:27.374, 89 milésimos à frente de seu companheiro de equipe.

A escuderia americana foi a que mais andou nos primeiros dez minutos e, ao longo que os tempos iam baixando, a melhor marca era de Sergio Pérez, que anotou 1:24.870. Os carros calçavam pneus médios e macios. Daniel Ricciardo deu uma pequena escapada na Curva 1 e teve que cortar caminho.

 

Bottas, Hamilton e Verstappen, o top 3 da corrida sprint, foram à pista com 15 minutos de sessão. A dupla da Mercedes anotou o quarto e quinto melhor tempo, enquanto o holandês da Red Bull cravou a primeira colocação provisória e baixou a marca de Pérez para 1:23.754. A equipe austríaca estava na "primeira fila" ao fim dos primeiros 20 minutos de TL2, com Pierre Gasly em terceiro.

Na primeira meia hora, apenas Vettel, Lance Stroll e Bottas calçavam pneus duros, enquanto o resto do grid se dividia entre médios e macios. Quem mostrava bom ritmo durante as simulações de corrida era a Williams, que colocava Latifi em quarto e George Russell em sétimo. Já quem mais completava mais voltas era o mexicano da RBR.

Aos 33 minutos, Carlos Sainz causou uma bandeira vermelha ao bater na Ascari. O espanhol perdeu a traseira, bateu na proteção ao lado esquerdo da curva e danificou principalmente a asa dianteira e a suspensão de seu carro. Como de praxe nos treinos livres, o cronômetro não parou.

 

Apesar de ter reclamado de algumas dores, o piloto da Ferrari não teve qualquer ferimento mais sério e saiu andando do carro. Ele ainda aproveitou para checar os danos causados pelo acidente. A maior preocupação da escuderia agora era de conseguir consertar o veículo para a corrida sprint e se teriam que trocar alguma peça que acarretasse em punição no grid de largada.

O treino foi retomado restando 21 minutos para o final. As equipes não perderam tempo e todas mandaram seus pilotos para a pista. Antonio Giovinazzi pulou para terceiro logo em sua primeira volta rápida após a interrupção, a sete décimos de Verstappen. Esteban Ocon e o outro piloto da Alfa Romeo, Robert Kubica, baixaram suas marcas e jogaram o italiano para quinto.

Hamilton assumiu a liderança com 14 minutos restantes ao anotar 1:23.246, meio segundo à frente do rival da Red Bull. Bottas retomou a segunda colocação pouco depois e ficou a dois décimos de seu companheiro de Mercedes.

 

Faltavam cinco minutos para terminar o treino quando Charles Leclerc, que ocupava a 11ª colocação, disse em seu rádio que tinha um problema "que não podia explicar". A Ferrari logo o chamou aos boxes e, como não dava mais tempo de voltar, foi fim de sessão para ele.

 

As escuderias foram aos poucos retornando seus carros ao pit e, com isso, o treino foi encerrado. Hamilton terminou na liderança, seguido de Bottas e Verstappen. A corrida sprint que definirá o grid de largada está marcada para as 11h30 deste sábado.

Classificação completa do segundo treino livre

Cla Piloto Equipe Motor Voltas Tempo Diferença Km/h
1 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 25 1'23.246   250.520
2 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 24 1'23.468 0.222 249.853
3 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 23 1'23.662 0.416 249.274
4 11 Mexico Sergio Pérez Red Bull Honda 29 1'23.917 0.671 248.516
5 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 20 1'24.263 1.017 247.496
6 88 Poland Robert Kubica Alfa Romeo Ferrari 28 1'24.280 1.034 247.446
7 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 26 1'24.502 1.256 246.796
8 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 16 1'24.539 1.293 246.688
9 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 24 1'24.654 1.408 246.353
10 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 27 1'24.665 1.419 246.321
11 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 21 1'24.770 1.524 246.016
12 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 24 1'24.774 1.528 246.004
13 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 23 1'24.805 1.559 245.914
14 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 22 1'25.083 1.837 245.111
15 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 32 1'25.422 2.176 244.138
16 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 23 1'25.729 2.483 243.264
17 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 28 1'25.763 2.517 243.167
18 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 28 1'25.935 2.689 242.681
19 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 25 1'26.012 2.766 242.463
20 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 14 1'26.124 2.878 242.148

F1 2021: BOTTAS senta PÉ na Itália e larga na pole da Sprint; MERCERDES dá banho | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin e Alpine são multadas por liberação insegura dos carros em Monza
Próximo artigo F1 - Norris: "Perder terceiro lugar na qualificação foi uma m****"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil