F1- Honda nega trapaça em motor: nossa segunda unidade é a mesma que a primeira
Fabricante japonês ajudou a Red Bull a conquistar vitórias nas últimas quatro corridas
A Honda descartou as teorias sobre ganhos de desempenho no motor na Fórmula 1, dizendo que "nossa segunda unidade de potência é a mesma que a primeira".
O fabricante japonês ajudou a Red Bull a conquistar vitórias nas últimas quatro corridas, mas tem sido particularmente forte desde o GP da França, quando a Honda apresentou sua segunda unidade de potência da temporada.
O passo à frente colocou em foco se a Honda encontrou ou não potência extra ao fazer mudanças de confiabilidade no motor.
O chefe da equipe de Hamilton, Toto Wolff, comentou sobre o desempenho da rival na França: "Eles deram um grande passo à frente com seu motor e a introdução da nova unidade. E seu carro é bom, sem dúvida."
Também houve sugestões de que a vantagem da Honda era o resultado de ser capaz de operar a unidade de força de um modo mais agressivo, após ter sido contida no início da campanha por causa de preocupações com possíveis falhas.
No entanto, o diretor técnico da Honda na F1, Toyoharu Tanabe, negou que tenha havido qualquer mudança nas especificações do motor.
Questionado sobre os rumores de um salto de 15bhp, Tanabe disse: “Estou muito feliz se for verdade, mas não é verdade."
“De acordo com os regulamentos atuais, nenhuma atualização de desempenho pode ser aplicada durante a temporada. Como resultado, nossa segunda unidade de potência é a mesma que a primeira em termos de especificação e desempenho.”
Toyoharu Tanabe, F1 Technical Director, Honda
Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images
Tanabe disse que se a Honda tivesse feito algum ajuste em seu motor para melhorar a confiabilidade, o que poderia ter ajudado a elevar o desempenho, as outras equipes teriam sido notificadas sobre isso pela FIA.
“De acordo com os regulamentos atuais de unidades de potência, precisamos apresentar quaisquer alterações”, disse ele. “[Você] só tem permissão para alterar por razões de confiabilidade, custo ou logística, e então precisamos enviar [informações] muito detalhadas para a FIA primeiro, e a FIA aprovar essas alterações."
“A FIA distribui todos os documentos para os outros fabricantes de unidades de potência, portanto, precisamos ter a aprovação dos outros fabricantes para alterar qualquer especificação de peça única."
“Temos muito cuidado para alterar o desempenho. Não é possível melhorar o desempenho durante a temporada. Essa é a minha resposta a essa suspeita. ”
Tanabe disse que qualquer progresso que outros tenham visto do motor Honda em corridas recentes é simplesmente o resultado de uma melhor implantação de seus sistemas de gerenciamento de energia para maximizar o tempo de volta.
“Temos aprendido aos poucos como usar a unidade de potência”, explicou.
“Ajustamos nossa fraqueza e, em seguida, aumentamos nossos pontos fortes."
“Como resultado, a especificação, o desempenho, é o mesmo, mas o desempenho na pista, acredito que temos melhorado.”
Embora a rival Mercedes tenha apontado várias vezes a vantagem que a Red Bull e a Honda têm nas retas, Tanabe não acredita que a unidade de força da Honda seja a referência na F1.
“Continuamos analisando nossa posição em relação aos outros fabricantes de unidades de potência. Essa análise inclui o desempenho do chassi também, porque se você tem um bom carro, com menos downforce, às vezes você vê um bom desempenho de potência do motor. Então, é um pouco difícil de julgar”, disse ele.
“O resultado atual mostra que ainda não somos o número um. Mas, como eu disse, não podemos melhorar o desempenho puro. Então, estamos trabalhando muito para usar a unidade de potência de forma eficiente na pista. Portanto, queremos usar o hardware atual de forma mais eficiente com o engenheiro da equipe", concluiu.
VEJA primeiras fotos do NOVO CARRO da F1 2022 com ANÁLISE de Rico Penteado
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #116 - TELEMETRIA: Quais as esperanças de Hamilton na Áustria? Rico Penteado responde
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.