F1: Horner elogia engenheiro de Verstappen por lidar com "cliente difícil"
Chefe da Red Bull comparou Gianpiero Lambiase ao herói de ação de Hollywood Jason Statham
O chefe da equipe Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, brincou que o engenheiro de corrida Gianpiero Lambiase é o Jason Statham da equipe, elogiando-o por ter personalidade forte para trabalhar com Max Verstappen.
Verstappen e Lambiase chamaram a atenção com um desentendimento sobre plano de corrida durante a classificação de sexta-feira na Bélgica.
Em seguida, houve mais discussões acaloradas na corrida, especialmente quando Lambiase pediu ao piloto que "usasse mais a cabeça" na última volta, quando Verstappen tirou muito proveito de seus novos pneus macios.
Verstappen então brincou dizendo que iria continuar e fazer outro pitstop para um "treinamento de pitstop", o que seu engenheiro rapidamente rejeitou.
Quando perguntado sobre o episódio, Horner elogiou Lambiase por ter uma personalidade forte para lidar com um "cliente exigente" como Verstappen, comparando-o, em tom de brincadeira, ao herói de ação de Hollywood Jason Statham.
"Acho que para ser engenheiro de corrida de Max Verstappen é preciso ter personalidade forte, porque ele é um cliente exigente", disse Horner.
"Muitos engenheiros de corrida sucumbiriam sob essa pressão e GP tem a personalidade forte para lidar com isso."
"GP é o nosso equivalente a Jason Statham, eu acho, eles certamente são parecidos...! Ele lida com ele de forma firme, mas justa, e há um grande respeito entre os dois."
"O único problema é que a conversa entre os dois está sendo ouvida por 200 milhões de pessoas. Mas há um grande vínculo e uma grande confiança entre os dois. Não há necessidade de aconselhamento."
Christian Horner, Diretor de Equipe, Red Bull Racing
Foto de: Erik Junius
Verstappen revelou que suas mensagens sobre fazer outro pitstop para atacar a volta mais rápida foram, em parte, uma brincadeira, admitindo: "Eu sei que a equipe não gosta de fazer outra parada, mas eu gosto de mencionar isso, então eles podem ficar um pouco nervosos..."
Quando perguntado se Verstappen, que está marchando sem oposição para o terceiro título mundial consecutivo nesta temporada, muitas vezes está pegando mais leve dentro do carro do que as pessoas no pitwall da Red Bull pensam, Horner disse: "Acho que, às vezes, há um pouco disso. Mas temos que lembrar que os engenheiros estão vivendo e respirando todos os dados que têm à sua frente."
"Eles podem ver e conhecem o estilo de pilotagem de seus pilotos, sabem o que eles estão tirando do carro e assim por diante."
"E eu perguntei à GP: 'Eu sei o que ele está fazendo, ele está tentando criar um espaço para um pitstop' e o GP disse: 'Acho que ele está indo com calma, todas as métricas estão sob controle'."
"Portanto, é muito importante ter essa confiança e esse vínculo, que é o que esses dois têm. Quero dizer, às vezes, as coisas ficam um pouco agitadas entre os dois. Mas isso vai se acalmar muito rapidamente."
VÍDEO: Max Wilson compara auges de Verstappen, Hamilton e Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se Red Bull de 2023 pode ser comparada à McLaren de 1988
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.