F1 - Horner: Problemas da Mercedes com motor são "bem incomuns" e podem ser chave na luta pelo título

Chefe da Red Bull analisou declarações de Wolff sobre os problemas enfrentados pela Mercedes na reta final de 2021

Mercedes W12 rear wing detail

Mercedes W12 rear wing detail

Giorgio Piola

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acredita que os problemas que a Mercedes enfrenta com a confiabilidade de sua unidade de potência são "bem incomuns", e que isso pode ser um fator determinante na luta entre Lewis Hamilton e Max Verstappen pelo título da Fórmula 1 em 2021.

Na sexta, a Mercedes revelou que Valtteri Bottas passaria pela terceira troca na unidade de potência em quatro corridas, trocando apenas o motor de combustão interna e sendo penalizado com cinco posições.

Leia também:

Clientes da Mercedes, Aston Martin e Williams também trocaram as unidades de potência de Sebastian Vettel e George Russell, que vão largar no fundo do grid no domingo.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse na sexta que o problema não é algo simples, e que criou problemas para a montadora com o fornecimento de motores às clientes, enquanto tenta entender a origem.

Qualquer problema de confiabilidade no motor pode ter um impacto particular em Hamilton, que se encontra neste momento seis pontos atrás de Verstappen no Mundial de Pilotos com seis corridas e 159 pontos ainda em jogo.

Horner afirmou que a confiabilidade "pode ter um papel determinante" no campeonato, acrescentando: "Confiabilidade pode ser decisiva. Você precisa chegar ao fim da corrida".

Bottas teve unidades novas na Itália e na Rússia, e o motor novo em Austin o deixa com uma janela de manobra maior para as etapas finais.

Horner sente que a Mercedes está "pesando risco versus recompensa" nas penalizações versus a performance acrescida, tendo mais motores para cobrir as corridas finais, mas disse que é "bem incomum" ver a Mercedes sofrendo com confiabilidade.

"Obviamente eles tem sido o padrão de confiabilidade nos últimos seis, sete anos. Então é bem incomum vê-los nessa situação".

Verstappen colocou um novo motor na Rússia, e a Red Bull espera que seja possível mantê-la até o fim do ano sem mais penalizações.

"Esperamos que ele chegue até o fim com o que temos, mas isso é a nossa expectativa. Acho que a situação pode mudar rapidamente, como é possível ver, então nunca se sabe. Mas acho que a troca em Sochi nos colocou em uma posição razoável".

2021 marca a volta da Red Bull à luta pelo título da F1 pela primeira vez desde o último triunfo de Vettel, em 2013, graças aos ganhos da Honda para este ano. Além das aspirações de Verstappen, a equipe também está viva na luta pelos Construtores, 36 pontos atrás da Mercedes.

"Estamos apertando eles neste ano. Demos tudo de nós para este ano e conseguimos dificultar a vida deles em todas as corridas praticamente".

"Se você considerar o domínio deles nos últimos sete anos, e que esse carro é basicamente o mesmo do ano passado, sem dúvidas o mais dominante deles, é um testemunho à Red Bull. Eles que nos colocaram nessa posição de lutar pelo título".

SEXTA-LIVRE: Max MOSTRA DEDO DO MEIO para Lewis e POLÊMICO 'TRUQUE' da Mercedes em retas INCENDEIA GP

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - TELEMETRIA: Mercedes tem a vantagem nos EUA? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen xinga Hamilton de "estúpido" e "idiota" após treta em Austin
Próximo artigo ANÁLISE: O que pode estar por trás do polêmico 'truque' da asa traseira da Mercedes e o ganho nas retas?

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil