Fórmula 1 GP de Mônaco

F1: "Impossível de ultrapassar", Mônaco precisa adaptar circuito para o futuro, diz Horner

O layout do circuito do Grande Prêmio de Mônaco deve ser adaptado para a “viabilidade de longo prazo” do local, já que as ultrapassagens são atualmente “virtualmente impossíveis”, diz o chefe da equipe Red Bull Fórmula 1, Christian Horner

Realizada pela primeira vez em 1929, o layout da famosa corrida de rua permaneceu intocado desde então. Ao longo dos anos, os carros foram aumentando a largura e as ultrapassagens nas ruas de Mônaco passaram a ser um "prêmio", especialmente após 2017, quando teve um crescimento nos carros da Fórmula 1

Se falta disputa na pista, fora delas Mônaco enfrenta uma competição acirrada contra novos e potencialmente lucrativos acordos da Liberty Media, como Las Vegas, Miami e Qatar, para permanecer no calendário da categoria. No paddock, há pedidos de mudanças no estreito circuito, para que seja possível realizar mais ultrapassagens.

Leia também:

O chefe da Red Bull, Christian Horner, considerou que uma corrida de Mônaco nunca seria considerada seriamente se fosse proposta para a F1 moderna, mas que seu valor histórico significa que ela deve permanecer no calendário mesmo que a ultrapassagem seja “virtualmente impossível”.

“É um evento único. Se alguém viesse com essa pista agora e a apresentasse, de jeito nenhum correríamos aqui. Corremos aqui porque é Mônaco, por causa da história, do legado, do cenário, de tudo, do glamour", avaliou.

“Mônaco é uma parte importante do calendário da Fórmula 1 e extremamente valiosa. É sempre emocionante vir aqui. Os mesmos pontos se aplicam a todas as corridas, mas algumas apenas têm esse valor extra associado a elas e certamente Mônaco tem isso."

 Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal

Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal

Photo by: Red Bull Content Pool

“Agora, é claro, as instalações mudaram drasticamente. Quando você olha para os boxes agora em comparação com onde estavam há 10 anos, ou certamente há 20 anos, tudo melhorou. A única coisa que não mudou muito, obviamente, é o circuito e os carros são tão grandes agora que a perspectiva de uma ultrapassagem é praticamente impossível em condições normais de corrida", disse.

“Portanto, não pelo imediatismo, mas pela viabilidade a longo prazo desta pista. Nada fica parado para sempre. Tudo tem que continuar evoluindo. Seria ótimo ver o que é possível para introduzir algumas oportunidades genuínas de ultrapassagem no circuito ou para adaptar o circuito ao longo de um período de tempo.”, encerrou o chefe da Red Bull.

O diretor de corrida da Ferrari, Laurent Mekies, que na próxima temporada irá se juntar à AlphaTauri como chefe de equipe, considerou que a famosa pista deveria ser deixada em paz, no entanto, para manter a história.

Ele disse: “Em termos de layout, aceitar que ultrapassar é muito difícil e que só nos concentramos muito no sábado aqui, acho que faz parte do que torna este lugar único. Pessoalmente, provavelmente vou me abster de tocar no layout da pista, também por razões históricas e por manter lugares de caráter muito alto como este.”

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen revela que batida nas barreiras o ajudou vencer em Mônaco
Próximo artigo F1 precisa repensar gastos "horrendos" com caixa de câmbio, pedem equipes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil