Alonso, Verstappen e Leclerc defendem a permanência de Mônaco na F1: "Não há nada igual no calendário"

Verstappen e Leclerc concordam com o espanhol, com o piloto da casa dizendo que "não há nada igual" no calendário em termos de desafio para os pilotos

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Para Fernando Alonso, o emocionante final da sessão classificatória do último sábado é a prova de que o GP de Mônaco deve estar sempre no calendário da Fórmula 1.

O fim do Q3 foi frenético, com Esteban Ocon e Charles Leclerc assumindo temporariamente a pole position antes de Alonso. O espanhol acabou sendo superado após o fim da regressiva por Max Verstappen, que entregou um terceiro setor incrível para superar um déficit de 0s2.

Leia também:

O holandês revelou que "bateu em algumas barreiras" na volta, e Alonso admitiu que correu riscos "desconfortáveis" em busca de sua primeira pole desde o GP da Alemanha de 2012.

Com as ultrapassagens sendo quase impossíveis nas ruas apertadas, anualmente existe uma discussão entre os fãs sobre a manutenção de Mônaco no calendário ou se os carros atuais cresceram para além das ruas do principado.

Há também reclamações constantes sobre a falta de infraestrutura de Mônaco e seus desafios logísticos, com o paddock sendo apertado para as equipes, com poucas chances de expansão.

A perspectiva de uma corrida chata no domingo segue, mas, segundo Alonso, a mágica única da classificação no sábado mostra que Mônaco - uma corrida que esteve na temporada inaugural em 1950 e de forma permanente desde 1955 - ainda tem espaço na F1 moderna.

"A volta tem alta adrenalina e se vermos como que fica na TV, quando estava sentado no carro, você vê Mônaco em um dia ensolarado e vê que é um lugar único. Mesmo no ano passado, quando haviam conversas de que a prova não estaria no calendário no ano passado, não parecia certo. Tem que estar, sempre".

Poleman Max Verstappen, Red Bull Racing, speaks with Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, in Parc Ferme

Poleman Max Verstappen, Red Bull Racing, speaks with Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, in Parc Ferme

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Verstappen diz que uma volta classificatória no circuito de Mônaco faz seu coração bater de forma que nenhum outro lugar faz.

"Sinto que toda vez que pulo no carro, meus batimentos cardíacos estão mais altos que em outras pistas. Porque você sabe que um pequeno erro de julgamento pode te levar para o muro. De todas as pistas de rua, essa é a mais difícil de acertar a volta de classificação e você sente quando sai do carro. Você está cheio de adrenalina e seu coração batendo mais forte".

Piloto da casa, Leclerc, pole em 2021 e em 2022, sente que o espetáculo do sábado compensa a falta de entretenimento do domingo.

"O dia da corrida sim, não é a corrida mais emocionante em termos de ultrapassagens, mas sábado é incrível. A sensação que temos em uma volta de classificação é muito boa. Não há nada igual no calendário".

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff diz que futuro de Hamilton na Mercedes "nunca esteve em xeque" e revela pacto com heptacampeão
Próximo artigo PÓDIO AO VIVO: Verstappen domina e vence GP de Mônaco; veja debate

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil