F1: Leclerc punido em dez posições no grid por troca de motor e turbo

Sergio Pérez, que briga com monegasco pelo vice campeonato, Zhou e Alonso também estão na lista dos pilotos que começaram em posições abaixo das conquistas na classificação

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Charles Leclerc foi punido com dez posições no grid de largada para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 por uma troca de motor e turbocompressor feita antes do terceiro treino livre deste sábado.

Leia também:

 

Leclerc está atualmente lutando contra o rival da Red Bull, Sergio Pérez, pelo segundo lugar no campeonato de pilotos, depois que Max Verstappen conquistou o título no Japão há duas semanas.

A Red Bull colocou um novo motor em Pérez na sexta-feira, provocando uma queda de cinco posições no grid, mas Leclerc agora também será penalizado depois que a Ferrari fez as mudanças antes do treino final no Circuito das Américas.

Um boletim da FIA confirmou que a Ferrari levou o sexto motor da temporada para Leclerc, bem como um sexto turbocompressor para sua unidade de potência. Cada uma dessas mudanças resulta em uma queda de cinco posições no grid, o que significa que Leclerc cairá 10 lugares de sua posição de qualificação que acontece às 19h (Brasília) deste sábado.

Fernando Alonso vai se juntar a Leclerc na punição do grid depois que a FIA também confirmou que a Alpine equipou a unidade de potência do bicampeão mundial com um motor novo. Isso significa que Alonso perderá cinco lugares de sua posição de qualificação.

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Leclerc ficou de fora do treino de abertura no COTA na sexta-feira, quando a Ferrari colocou o jovem piloto Robert Shwartzman em campo para a sessão e liderou o TL2 durante o teste de pneus da Pirelli. Atualmente, Leclerc está um ponto atrás de Pérez na luta pelo segundo lugar na classificação, mas disse na quinta-feira que a batalha não teve grande importância para ele.

"Sim, é sempre melhor terminar em segundo do que em terceiro, mas meu foco principal não é isso", disse Leclerc. É principalmente tentar usar essas últimas quatro corridas para ser uma equipe melhor para o próximo ano."

Junto com Leclerc, Pérez e Alonso, o piloto da Alfa Romeo, Zhou Guanyu, também cumprirá uma queda de cinco posições no grid depois de trocar o motor na sexta-feira em Austin.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: No TL3 de Austin, Verstappen bate Leclerc, que terá punição de grid; veja
Próximo artigo F1: FIA declara ilegal asa nova que seria testada pela Mercedes em Austin

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil