F1: 'Mago' da Red Bull, Newey confirma renovação e põe fim a rumores de saída

Engenheiro estava no último ano de contrato em meio a rumores sobre troca de equipe ou aposentadoria

Adrian Newey, the Chief Technical Officer of Red Bull Racing

Fim dos rumores. Segundo apurado pelo Motorsport.com, o projetista 'mago' da Red Bull, Adrian Newey, renovou com a equipe de Fórmula 1, colocando um fim às especulações de que poderia sair da categoria no final do contrato atual.

O acordo do lendário projetista chegaria ao fim este ano, inflamando as especulações de que estaria negociando com rivais ou até mesmo que aposentaria.

Leia também:

Mas após um início dominante de temporada para a Red Bull graças ao RB19, diversas fontes revelaram que a equipe e Newey rapidamente fecharam os detalhes de um novo acordo que o mantém no time pelos próximos anos.

Newey seguirá no cargo de CTO (chefe técnico), supervisionando o progresso da equipe Red Bull, a área de Tecnologia Avançada e a nova divisão de motores, a Powertrains. Apesar de ainda não termos um anúncio oficial do novo contrato ou detalhes da duração, Christian Horner celebrou o fato de Newey estar formalmente mantido na equipe, tendo chegado em 2006.

"Adrian é uma peça fundamental desde o começo", disse Horner ao Motorsport.com. "Ele cobre várias áreas e, tendo a profundidade de sua experiência e conhecimento para aproveitarmos, e o modo como ele trabalha com o pessoal mais jovem, é ótimo".

"Ele está tão motivado quanto antes. Obviamente ele tem um grande interesse sobre o futuro da Powertrains e da Red Bull Advanced Technology. Então ele cobre os três pilares do nosso campus em Milton Keynes".

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing

Photo by: Red Bull Content Pool

Horner reconhece que o arranjo atual da Red Bull, com Newey trabalhando em conjunto com nomes como o diretor técnico Pierre Wache e o chefe da Powertrains Ben Hodgkinson, ajuda o engenheiro a exibir suas qualidades.

"Acho que Pierre no lado do chassi faz um ótimo trabalho. Temos Ben Hodgkinson na Powertrains fazendo um trabalho fantástico, e Rob Gray na Advanced Technology. É sobre as pessoas, e isso permite que Newey mostre sua expertise. Ele não precisa estar ali todos os dias ou focado em uma única coisa. Podemos usar toda sua experiência no grupo".

Horner disse também que Newey está animado com a perspectiva da Red Bull produzir seu próprio motor para a nova era, em 2026, em parceria com a Ford na Red Bull Ford Powertrains, o que significa que a equipe passará a produzir o carro de ponta a ponta pela primeira vez.

"Adrian é um engenheiro muito competente quando falamos de combustão. É possível ver que ele está totalmente ligado a esse conceito e vê o potencial que isso traz a longo prazo".

Newey é visto como um dos projetistas de maior sucesso da história da F1, com títulos conquistados pela Williams, McLaren e Red Bull.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE F1: Entenda como ida de nº2 para AlphaTauri só aumenta dor de cabeça da Ferrari
Próximo artigo F1 - Horner: Verstappen e Pérez estão livres para disputar e batalha será de "vai e vens"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil