Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1 - Horner: Verstappen e Pérez estão livres para disputar e batalha será de "vai e vens"

Chefe da Red Bull elogiou o bom trabalho de ambos no fim de semana em Baku

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

A Red Bull vem dominando a temporada 2023 da Fórmula 1 até aqui, vencendo os quatro GPs e a corrida sprint já realizadas, deixando Max Verstappen e Sergio Pérez como os únicos candidatos lógicos ao título. Segundo o chefe Christian Horner, seus pilotos estão livres para disputar entre si, esperando que a briga seja de "vai e vens" ao longo do ano.

Com triunfos na sprint do sábado e no GP do domingo, Pérez está a apenas seis pontos de Verstappen após as quatro primeiras etapas do ano. Horner disse que a equipe está feliz em ver a pontuação dividida entre os dois, já que isso coloca ambos à frente dos rivais.

Leia também:

Para Horner, a forte performance de ambos ajudará a criar uma "gordura", que será útil caso os rivais melhorem suas formas enquanto a punição pelo teto orçamentário comece a limitar o desenvolvimento da Red Bull.

"No momento está entre os dois. Há uma pequena diferença entre eles e o resto do grid, mas ainda temos mais 19 GPs e cinco sprints pela frente. Há muita corrida pela frente e muita variação entre os circuitos, então pode ser um vai e vem entre eles".

"Confiabilidade será um fator chave. E nosso foco no momento é construir uma 'gordura' para os pilotos".

Max Verstappen, Red Bull Racing, Sergio Perez, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing, Sergio Perez, Red Bull Racing

Photo by: Red Bull Content Pool

"Porque quando voltarmos à Europa, tenho certeza que veremos atualizações consideráveis. E, claro, teremos uma capacidade reduzida de desenvolvimento este ano, então esse é o nosso foco, aumentar a diferença".

Horner tratou de deixar claro que não há ordens de equipe em jogo na Red Bull, sendo uma batalha direta entre os dois.

"Seis pontos os separam após quatro corridas, então sim, ambos são competitivos. Ambos querem vencer, e é por isso que são nossos pilotos. Depende do que eles fazem na pista. Eles estavam livres para correr hoje e, o ano todo foi assim".

Questionado se isso seguirá durante a temporada, Horner acrescentou: "Sim, até o momento em que o interesse da equipe se sobreponha aos interesses dos pilotos. Mas, no momento, eles estão livres".

Horner disse ainda que antes do GP em Baku ele lembrou os dois da infame batida entre Verstappen e Daniel Ricciardo em 2018, último ano dos dois como companheiros na Red Bull.

"Acho que 2018 ainda está muito vivo na mente de todos na equipe. E é algo que discutimos na reunião hoje pela manhã: eles estão livres para correr, mas não queremos ver 2018 se repetindo".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14 and Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14 crash

Photo by: Sutton Images

"Um levou o outro adiante o máximo possível, e foi uma pequena diferença que os separou hoje";

Horner ainda elogiou Pérez por mais uma vitória em um circuito de rua, após triunfos em outras pistas do tipo como Mônaco, Singapura e Jeddah.

"Checo definitivamente está fazendo valer o apelido de rei das ruas ou qualquer que seja o nome que vai receber a sua série. Claro, ele teve um pouco de sorte com o safety car. Mas, estando na liderança, ele abriu quase 4s e controlou a corrida, então ele aproveitou a oportunidade e converteu em uma ótima vitória".

"Você tem Verstappen atrás. Ele não está pegando leve. E conseguiu abrir uma boa diferença. Palmas para Checo, que fez uma ótima corrida. Eles estavam levando o outro adiante. E eles estavam comparando antes do pódio quantas vezes eles tocaram no muro. Mas vamos seguir assim, porque esse sempre foi o plano".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: 'Mago' da Red Bull, Newey confirma renovação e põe fim a rumores de saída
Próximo artigo Wolff: F1 deve buscar respostas sobre corrida “chata” em Baku

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil