F1: Horner explica decisão da Red Bull em pitstop de Verstappen antes do safety car no GP do Azerbaijão

O chefe da equipe de Fórmula 1 da Red Bull, Christian Horner, disse que a equipe não esperou que o abandono de Nyck De Vries causasse um safety car antes de chamar Max Verstappen para um pitstop

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O líder do campeonato de Fórmula 1 de 2023, Max Verstappen, foi chamado aos boxes na volta 10 do Grande Prêmio do Azerbaijão depois de começar a ter degradação nos pneus traseiros e ser pressionado pelo companheiro de equipe Sergio Pérez. Momentos antes da decisão, Nyck de Vries, da AlphaTauri, parou na pista depois de cortar a parede na curva 5 e, quando o safety car foi trazido, o tiro saiu pela culatra para a Red Bull. O chefe da Red Bull, Christian Horner, explicou o que aconteceu no momento da decisão da equipe em chamar o piloto para os boxes.

Leia também:

Com Verstappen caindo para terceiro, Pérez e Charles Leclerc conseguiram fazer pitstops durante o período de safety car e ficar à frente do holandês. Enquanto o campeão mundial teve pouco trabalho para ultrapassar Leclerc no reinício da corrida, o tempo do pitstop significou que Pérez teve uma corrida clara para a vitória.

Foram levantadas questões sobre por que a Red Bull decidiria colocar Verstappen sabendo que havia um carro parado na pista, especialmente em um circuito de rua estreito de Baku, onde as intervenções do safety car, usalmente, são frequentes.

“Naquele momento, decidimos colocar Max nos boxes porque ele estava começando a ter um pouco de degradação nos pneus traseiros e Checo estava logo atrás dele”, disse Horner.

"Então, decidimos do ponto de vista estratégico que era o momento ideal para fazer a parada".

A Red Bull não notou que o AlphaTauri sofreu danos que impossibilitaram o piloto de continuar na corrida. "Pelo o que vimos, todas as quatro rodas estavam no carro, ele não havia batido na barreira e o motor estava funcionando”, acrescentou Horner.

Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, retires from the race

Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, retires from the race

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

"Parecia que ele engataria a ré e continuaria, então você nunca esperaria que isso fosse para um safety car. Normalmente, se você vê um carro nas barreiras aqui, é um safety car, mas não havia sinal dele".

"Foi apenas depois, nos replays, que você foi possível ver que a haste estava quebrada."

A Red Bull até considerou trazer Perez também para uma parada dupla para evitar ser prejudicado por Leclerc.

"Estávamos em um estágio e estávamos conversando sobre nos preparar para uma parada dupla. Foi uma daquelas coisas que às vezes você tem sorte e às vezes não."

Depois de um stint final sem intercorrências com pneus duros, Pérez e o líder do campeonato, Verstappen, garantiram a terceira dobradinha da Red Bull na temporada, com Pérez diminuindo a diferença para Verstappen para seis pontos.

PÓDIO AO VIVO: Pérez 'anula' Verstappen e vence! Tudo sobre o GP do Azerbaijão

Aston Martin-Honda? RICO PENTEADO fala de "foto misteriosa", IMPACTO do acordo na F1 e mais; assista

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Para Wolff, Verstappen disputa com Hamilton de maneira diferente
Próximo artigo VÍDEO F1 | 29 anos de Ímola-1994: Luis Roberto, o relato emocionante da morte de Senna e o convite para ver o corpo de Ayrton

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil