F1 - Marko: "Não estou ficando mais jovem, naturalmente vou me afastar"
Conselheiro da Red Bull pretende seguir na equipe até 2026, mas não tem certeza sobre o futuro
Helmut Marko tem papel importante na Red Bull, entretanto ao alcançar os 81 anos, já pensa sobre quando deverá deixar suas funções na equipe de Fórmula 1. O momento ainda não chegou, mas o conselheiro já estuda quem pode ser o seu substituto para garantir a qualidade na garagem dos taurinos.
Marko faz parte da lista de nomes que está na categoria há mais tempo. Ele continua tendo papel fundamental na equipe há quase duas décadas e foi a chave importante para a fundação da Red Bull, trabalhando em parceria com Dietrich Mateschitz para criar o império.
Atualmente, Helmut ainda tem seu espaço na equipe e é conhecido por ser muito próximo do tricampeão mundial Max Verstappen. O austríaco acompanha todas as ações de pista ao vivo e planeja manter o ritmo até 2026, pelo menos.
"Não estou ficando mais jovem", disse ele ao podcast Inside Line F1. "Meu contrato vai até 2026, mas enquanto eu for física e mentalmente capaz de fazer meu trabalho, continuarei".
"Estou gostando, mas naturalmente vou me afastar cada vez mais e espero encontrar alguém bom para me substituir".
Uma das principais funções de Marko é estimular os jovens talentos que chegam à categoria. O consultor austríaco é conhecido por ser implacável com relação a quem sobe ou não na hierarquia da Red Bull. Mas, sem dúvida, um de seus jovens talentos mais bem-sucedidos é o atual campeão e Marko se lembra do risco que correu ao dar a ele uma vaga na F1 em uma idade tão jovem.
"Verstappen tinha 15 anos quando o contratamos. Ele tinha 16 anos quando fez sua estreia em Suzuka".
Max Verstappen, Red Bull Racing, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull Racing, Dr. Helmut Marko,
Foto: Red Bull Content Pool
"Suzuka é um dos circuitos mais difíceis, é da velha guarda e recebemos muitas críticas, você sabe, eles disseram: 'É perigoso, ele é muito jovem...' e assim por diante, e agora, infelizmente, eles mudaram as regras".
Após a estreia de Max aos 16 anos, a FIA tomou a decisão de mudar as regras e impor que apenas pilotos que já tenham completado 18 anos podem ser transferidos para a categoria mãe.
"Sentei-me com Max por uma ou duas horas e vi um homem muito maduro em um corpo muito jovem, mas ele tinha uma visão muito clara do que queria e de como queria alcançá-lo", segue Marko sobre o momento de negociações com Verstappen.
"Portanto, não foi um risco para mim colocá-lo em um carro de F1. Sim, ele teve alguns acidentes, mas quase todo mundo tem alguns acidentes quando começa".
ASTON MARTIN ANUNCIA NEWEY e dá CARTADA FINAL rumo à GLÓRIA (e VERSTAPPEN?) | Salário é ASTRONÔMICO!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
DUDU PAPO RETO: ORDENS na McLAREN, Bortoleto-Audi, AFETO de Verstappen, DECEPÇÃO rumo à F1 e RUBINHO
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.