F1 - Marko: "Não estou ficando mais jovem, naturalmente vou me afastar"

Conselheiro da Red Bull pretende seguir na equipe até 2026, mas não tem certeza sobre o futuro

Helmut Marko, Red Bull Racing

Helmut Marko tem papel importante na Red Bull, entretanto ao alcançar os 81 anos, já pensa sobre quando deverá deixar suas funções na equipe de Fórmula 1. O momento ainda não chegou, mas o conselheiro já estuda quem pode ser o seu substituto para garantir a qualidade na garagem dos taurinos.

Leia também:

Marko faz parte da lista de nomes que está na categoria há mais tempo. Ele continua tendo papel fundamental na equipe há quase duas décadas e foi a chave importante para a fundação da Red Bull, trabalhando em parceria com Dietrich Mateschitz para criar o império.

Atualmente, Helmut ainda tem seu espaço na equipe e é conhecido por ser muito próximo do tricampeão mundial Max Verstappen. O austríaco acompanha todas as ações de pista ao vivo e planeja manter o ritmo até 2026, pelo menos.

"Não estou ficando mais jovem", disse ele ao podcast Inside Line F1. "Meu contrato vai até 2026, mas enquanto eu for física e mentalmente capaz de fazer meu trabalho, continuarei".

"Estou gostando, mas naturalmente vou me afastar cada vez mais e espero encontrar alguém bom para me substituir".

Uma das principais funções de Marko é estimular os jovens talentos que chegam à categoria. O consultor austríaco é conhecido por ser implacável com relação a quem sobe ou não na hierarquia da Red Bull. Mas, sem dúvida, um de seus jovens talentos mais bem-sucedidos é o atual campeão e Marko se lembra do risco que correu ao dar a ele uma vaga na F1 em uma idade tão jovem.

"Verstappen tinha 15 anos quando o contratamos. Ele tinha 16 anos quando fez sua estreia em Suzuka".

Max Verstappen, Red Bull Racing, Christian Horner, Red Bull Racing Takım Patronu, Dr. Helmut Marko,

Max Verstappen, Red Bull Racing, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull Racing, Dr. Helmut Marko,

Foto: Red Bull Content Pool

"Suzuka é um dos circuitos mais difíceis, é da velha guarda e recebemos muitas críticas, você sabe, eles disseram: 'É perigoso, ele é muito jovem...' e assim por diante, e agora, infelizmente, eles mudaram as regras".

Após a estreia de Max aos 16 anos, a FIA tomou a decisão de mudar as regras e impor que apenas pilotos que já tenham completado 18 anos podem ser transferidos para a categoria mãe.

"Sentei-me com Max por uma ou duas horas e vi um homem muito maduro em um corpo muito jovem, mas ele tinha uma visão muito clara do que queria e de como queria alcançá-lo", segue Marko sobre o momento de negociações com Verstappen.

"Portanto, não foi um risco para mim colocá-lo em um carro de F1. Sim, ele teve alguns acidentes, mas quase todo mundo tem alguns acidentes quando começa".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

DUDU PAPO RETO: ORDENS na McLAREN, Bortoleto-Audi, AFETO de Verstappen, DECEPÇÃO rumo à F1 e RUBINHO

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Newey está pronto para Aston Martin, mas a equipe está pronta para ele?
Próximo artigo F1 - Wolff: "Não me arrependo de nada em relação a Hamilton"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil