F1: McLaren destaca principal problema do regulamento de 2022; entenda
Enquanto isso, pilotos e categoria destacam o sucesso das novas regras em meio ao surgimento de uma nova cultura dentro do esporte


Os novos carros da Fórmula 1 podem ter ajudado a entregar uma ação espetacular no GP da Grã-Bretanha, mas para a McLaren ainda há uma área com espaço para melhorar no futuro.
O retorno do efeito solo permitiu que os carros sigam uns aos outros com maior proximidade, abrindo a possibilidade de mais ultrapassagens, mas algumas batalhas do pelotão do meio acabam sendo afetadas pelo trem do DRS.
Se o carro da frente do pelotão tem velocidade suficiente em certos pontos para segurar quem vem atrás, isso pode criar um trem, com vários carros ficando presos atrás, sem ter o que fazer. O problema do DRS já foi discutido entre equipes, e o chefe da McLaren, Andreas Seidl, acredita que é preciso fazer algo.
"Acho que é um tópico que tocamos em algumas discussões. E provavelmente isso é algo que precisamos olhar novamente entre equipes, FIA e F1. Com o regulamento deste ano, já vimos que os carros estão brigando entre si, está melhor agora para seguir de perto sem matar o pneu de cara".
"O problema é que, do passado, ainda ficou a questão dos trens de DRS. Dependendo de como esse pelotão é formado e qual carro está na frente, se for um que consegue segurar os demais, isso pode criar cenários chatos. Acho que é algo que precisamos ver o que pode ser feito".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Lando Norris, McLaren MCL36, Lewis Hamilton, Mercedes W13
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Apesar de ter espaço para melhorar, os pilotos rasgaram elogios à competitividade do carro no último fim de semana em Silverstone.
Lewis Hamilton disse: "Isso me lembrou dos dias de kart. E sinto que isso é a F1 em seu melhor. O fato de que podemos seguir e disputar assim, volta após volta, é um testamento da direção que estamos agora".
"Acho que foi um grande passo adiante da F1 e hoje provou isso", disse Carlos Sainz, vencedor do GP. "Sinto que esses carros melhoraram as disputas em curvas de alta, e Silverstone provou como está mais fácil de seguir".
Em seus últimos dias como diretor esportivo da F1, Ross Brawn acha que o sucesso do regulamento deste ano é o resultado de projetar normas que visavam permitir perseguições mais próximas.
"O que estamos vendo agora é uma nova cultura sobre criação de regulamentos", escreveu Brawn no site oficial da F1. "Quando o regulamento é modificado ou desenvolvido, os fatores levados em consideração não são apenas tempo de volta ou custos, mas também competitividade".
"A introdução disso será significativa para a F1 no futuro. Se há um legado dessa era, é que a competitividade será agora um fator a ser considerado quando projetamos novos carros para a F1. Nunca vimos isso antes".
RÁDIO entre Leclerc e Ferrari, ALFINETADA de Hamilton a Verstappen e o que será da F1 pós-Inglaterra
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

ANÁLISE F1: Schumacher começa 'volta por cima'? Ainda tem chance na Ferrari?
F1: Wolff se diz “chocado” com possibilidade de assoalhos flexíveis

Últimas notícias
Apesar dos "dias difíceis", Masi disse que experiência o tornou uma pessoa mais forte
F1 - Ferrari espera "momento certo" para adotar ordens de equipe
Mas diretor esportivo Laurent Mekies afirma que tópico é mais debatido fora da Ferrari do que em Maranello
Chefe da equipe austríaca, contudo, destacou importante participação do ex-piloto como pai do atual campeão mundial
F1 - Zhou revela abusos online antes de estreia pela Alfa Romeo: "Doeu bastante"
Piloto ficou "bastante surpreso" com comentários recebidos antes do Bahrain