F1: McLaren explica ‘rodízio’ de engenheiros de Norris

Andrea Stella, chefe da equipe britânica, falou sobre fato incomum na F1 e sobre como piloto está lidando com isso

Lando Norris, McLaren, on the grid with his engineer

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Andrea Stella explicou o raciocínio da McLaren por trás da rotação dos engenheiros de corrida de Fórmula 1 de Lando Norris.

Norris geralmente corre com seu engenheiro de corrida de longa data na McLaren, Will Joseph cuidando do rádio, mas ocasionalmente Joseph tem trocado de papéis com o engenheiro de desempenho de Norris, Jose Manuel Lopez, inclusive em várias sessões nos últimos fins de semana de corrida.

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Quando perguntado sobre o plano por trás do rodízio de engenheiros de corrida, o que não é muito comum no grid, o chefe da equipe, Andrea Stella, disse que a equipe quer construir cobertura suficiente para um calendário exaustivo de 24 corridas no próximo ano, ao mesmo tempo em que aumenta o nível geral de experiência de Woking, em seu núcleo de engenheiros.

"A razão pela qual você vê que há um grupo de engenheiros apoiando cada piloto, em vez dos clássicos dois ou três engenheiros, é porque queremos atingir alguns objetivos", explicou Stella.

“A primeira é que temos 24 corridas e começa a ser um desafio, mesmo com pessoal, garantir que conseguimos cobrir todas as corridas.

"Isso é em termos de planejamento, mas também em termos do que acontece se tivermos uma emergência e precisarmos substituir um dos engenheiros de corrida, então queremos criar uma espécie de banco ou um grupo grande de pessoas que apoie o piloto."

"Estou muito satisfeito sem entrar em detalhes de um engenheiro ou outro, estou muito satisfeito com a forma como este processo está levando a um grupo muito competente de engenheiros que podem interagir com os pilotos."

Lopez é o engenheiro de desempenho de Norris desde 2020 e, portanto, já construiu uma forte conexão com seu piloto. O espanhol já havia trabalhado na F1 pela Haas.

Lando Norris, McLaren MCL60

Lando Norris, McLaren MCL60

Photo by: Erik Junius

Stella disse que não é apenas a flexibilidade, mas também a melhoria da comunicação entre os próprios engenheiros que está por trás da mudança, com os engenheiros captando novas nuances e entendendo melhor as necessidades uns dos outros.

"Não é só interagir com os pilotos. É também para um engenheiro de corrida, por exemplo, você precisa interagir com um estrategista", acrescentou. “E você precisa fazer isso com o mínimo de palavras, para comunicar o que você precisa comunicar, você precisa se entender em termos de terminologia.

"Portanto, há muitas coisas com as quais você precisa se acostumar como parte da engenharia de corrida e é por isso que você vê tanta rotação porque precisamos expor todos os engenheiros ao máximo de experiência possível. Então, essa é a razão pela qual fazemos isso e estou muito satisfeito com o que vejo acontecendo."

Quando perguntado sobre o papel de Norris no processo, Stella disse: “Lando está feliz e é do interesse dele desenvolver seus próprios engenheiros, porque esses são os caras que precisam fazer com que ele seja rápido e alcance o sucesso futuro.

“Um piloto não está apenas no lado receptor neste processo, ele está realmente no lado da frente e Lando está fazendo isso muito bem”.

Colaborou: Oleg Karpov

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