Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: McLaren não esconde "desconforto" de Norris com performance de Piastri

Chefe da equipe de Woking analisa comportamento duro do britânico consigo mesmo

Lando Norris, McLaren, 3rd position, Andrea Stella, Team Principal, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, 2nd position, the McLaren team celebrate after the race

A McLaren está confiante de que qualquer "desconforto" que Lando Norris esteja sentido devido à excelente performance de Oscar Piastri na Fórmula 1 não terá um impacto negativo sobre o britânico.

Depois de várias temporadas com Norris liderando a equipe de Woking, o número 4 vem enfrentando um desafio cada vez mais difícil com o estreante australiano. E o potencial de Piastri ficou claro no Catar quando ele conquistou a pole e a vitória sprint naquele fim de semana - além de terminar em segundo lugar na corrida principal.

Leia também:

Norris ficou se culpando posteriormente pelos erros cometidos que o fizeram perder melhores chances em Losail. Mas, apesar do britânico estar publicamente frustrado consigo mesmo, o chefe da McLaren, Andrea Stella, alegou que não está preocupado com a situação que vem perturbando seu piloto.

Em vez disso, ele acha que qualquer desconforto que Norris sinta com as performances de Piastri servirá apenas como um estímulo para torná-lo melhor.

“Lando sabe que Oscar é um talento único – você não vê esse tipo de talento na Fórmula 1 todos os dias”, disse Stella, quando questionado pelo Motorsport.com sobre a dinâmica entre os dois pilotos. "Então ele é uma referência absoluta, mesmo sendo um novato, e às vezes o Lando sabe que vai colocar o sarrafo muito alto."

“Mas se você é um campeão como Lando, terá que encarar isso de um ponto de vista positivo, porque ele te dá muitas informações para continuar melhorando. Não há campeão mundial em nenhum esporte que ganhe tudo ou que seja mais rápido em todas as curvas, mais rápido em todas as voltas e mais rápido em todas as sessões."

“Então, para mim, Lando vê isso como um pouco de desconforto, mas é o desconforto que você precisa para se tornar o melhor de certa forma. É uma maldição e uma bênção ser campeão.”

Norris tem a característica de se criticar se as coisas não dão certo, mas Stella não acha que ele vai tão longe a ponto de ser contraproducente e ele tem fé que o britânico aprenderá rapidamente a encontrar o equilíbrio certo para ter o melhor desempenho.

“Lando é uma pessoa muito honesta e acho que ele perpetua essa honestidade em todo tipo de relacionamento, inclusive consigo mesmo”, acrescentou Stella. “Acho que ele quer ter certeza de que, se errar, ele entenderá do ponto de vista da honestidade. Ele não quer parecer arrogante, não quer parecer que não está reconhecendo que poderia ter feito melhor."

“Mas, ao mesmo tempo, como disse antes sobre os campeões, é preciso encontrar o equilíbrio certo e você precisa encontrar a dinâmica certa, em termos de comunicação com o mundo e em termos de comunicação consigo mesmo, para se colocar na posição de ter um desempenho hoje e de continuar melhorando a cada dia."

“Então acho que mesmo sendo duro como ele foi consigo mesmo, especialmente depois da qualificação de sexta-feira, haverá um elemento de revisão e essa revisão acontecerá com muita honestidade. Ele vai calibrar com o tempo para ver: 'o quão duro eu realmente tenho que ser comigo mesmo?' 'Qual é o alvo aqui?' 'Ser mais rápido em todas as curvas, em todas as voltas, em todas as sessões, ou apenas ser o melhor, o que não implica todo o resto?'"

“Então acho que há uma pequena jornada para Lando, e será para Oscar, e é para cada um de nós da equipe.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari pode fornecer motores para Andretti-Cadillac após colapso do acordo com Alpine
Próximo artigo F1: Disney+ confirma lançamento da série documental sobre a Brawn GP para novembro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil