F1 - Mercedes: Red Bull exagera ao chamar punição de "severa"

Segundo Andrew Shovlin, único modo da redução comprometer Red Bull é se equipe apostar em uma direção incorreta para o carro

Andrew Shovlin, Trackside Engineering Director, Mercedes AMG

Foto de: FIA Pool

Pela violação do teto orçamentário da Fórmula 1 de 2021, a Red Bull foi punida pela FIA com uma multa de 7 milhões de dólares e uma redução em 10% dos testes aerodinâmicos pelos próximos 12 meses, o que a equipe considerou "severo" e "draconiano". Mas, para a Mercedes, a rival exagera ao usar esses termos.

Segundo Christian Horner, a Red Bull aceitou o Acordo de Violação da FIA de forma amarga, citando fatores mitigantes que teriam levado aos gastos acima do teto, dizendo que a punição foi severa para o valor revelado.

Leia também:

Com a punição, a Red Bull terá apenas 63% do tempo de testes no túnel de vento que a equipe que terminar em sétimo no Mundial de Construtores deste ano. Já Ferrari e Mercedes deverão ter 75% e 80% respectivamente, caso eles terminem em segundo e terceiro, respectivamente.

Segundo Horner, essa falta de testes pode valer entre 0s250 e meio segundo por volta em termos de performance. Mas Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, sente que a escala da punição "não é muito mais do que você perderia ao ficar uma posição acima no Mundial".

"Não é uma punição tão grande quanto terminar duas posições acima [no Mundial]", disse Shovlin durante a coletiva de sábado no México. "Então descrevê-la como 'draconiana' é um exagero".

"Reduzir o número de simulações limita sim sua liberdade no desenvolvimento de um conceito, mas estamos em um momento do regulamento em que ele já está bem explorado. Mas você definitivamente precisa ser mais eficiente".

Christian Horner chamou a punição da Red Bull de

Christian Horner chamou a punição da Red Bull de "draconiana", mas rivais veem de forma diferente

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Shovlin notou que, se 10% de túnel de vento realmente valesse meio segundo, "uma equipe do fundo do grid teria 3s de vantagem para as da frente, e não é isso que acontece. O time que terminar em último no Mundial deste ano terá 115% do tempo de túnel de vento do sétimo colocado no próximo ano.

"Tudo depende do quão boa é a sua tomada de decisões ao longo do ano. Eu penso que seja um décimo, dois no máximo, é o que realisticamente seria o seu impacto".

Questionado quantas simulações de túnel de vento a Red Bull perderia com os 10%, Shovlin disse que "seria apenas quatro ou cinco tentativas".

"Não sei exatamente o número, não consegui calcular. Onde você pode acabar perdendo é se você escolher um conceito incorreto e precisa dar uns passos atrás. Isso tira sua liberdade de explorar diferentes caminhos".

SEXTA-LIVRE: Russell lidera 6ª feira marcada por BATIDA de Leclerc e bastidores APIMENTADOS no México

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: quem poderá parar a Red Bull e Verstappen na Fórmula 1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA deve reduzir uso de bandeira preta e laranja após controvérsias em 2022
Próximo artigo Q4 AO VIVO: Verstappen é pole na Cidade do México; Mercedes surpreende e Ferrari decepciona

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil