F1: Mercedes revela que Hamilton perdeu 0s4 por volta pós-quebra de asa na Arábia Saudita

Heptacampeão sofreu danos na peça em dois momentos da corrida de Jeddah: no toque com Ocon na segunda relargada e em colisão com Verstappen

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Mark Sutton / Motorsport Images

Vencedor de um marcante GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, dados os muitos incidentes, Lewis Hamilton alcançou seus objetivos apesar de um carro com danos. Sólida, a Mercedes do heptacampeão mundial resistiu às colisões que se envolveu, mas os danos na asa dianteira ainda podem ter mudado tudo, inclusive na busca pelo precioso ponto da volta mais rápida.

A peça do W12 sofreu inicialmente no primeiro recomeço da corrida, quando houve contato com a Alpine de Esteban Ocon na entrada da Curva 1. Depois, uma segunda batida, mais violenta desta vez, ocorreu quando o britânico atingiu Max Verstappen por trás, após o que foi sancionado e qualificado como "condução errática" pelos comissários.

Leia também:

Após este incidente, que não impediu Hamilton de assumir definitivamente a liderança alguns momentos depois, a Mercedes observou uma notável perda de desempenho de seu carro, estimada em quase meio segundo por volta.

"Começamos provavelmente com apenas um décimo ou dois [em déficit], depois que ele foi imprensado e Esteban o tocou", disse Andrew Shovlin, diretor de engenharia da escuderia. "Tivemos sorte porque ela [asa dianteira] parecia ter acabado de bater no chão. Perdemos algumas peças, mas não mais danos. No entanto, depois de Max, perdemos todo o lado, então chegou perto de quatro décimos de desempenho [a menos]."

Apesar deste elemento gravemente danificado, o heptacampeão continuou a atacar, em particular para garantir o ponto para a volta mais rápida, enquanto Verstappen também teve 'arrastar' uma Red Bull danificada. Uma abordagem provavelmente ditada pelo fato de que o futuro vencedor não estava realmente ciente da extensão dos danos em sua asa dianteira.

"Ele está muito determinado", lembra Shovlin. "Naquela época, estávamos muito divididos. Dava para ver que outros tinham problemas com os pneus e você podia ver que não havia garantia de que o spoiler ficaria no carro depois disso."

"É uma decisão difícil de tomar, chegar a esse ponto ou jogar pelo seguro. Lewis sabia muito bem que isso o colocaria em igualdade de condições [com Verstappen no campeonato]. No final, foi ele quem tomou a decisão, provavelmente facilitado pelo fato de que não podia ver sua asa dianteira. Se tivesse visto na TV como nós, talvez pudesse ter pensado duas vezes."

F1 2021: Verstappen merecia ser DESCLASSIFICADO ou Hamilton ERROU? Tretas do GP e prévia da FINAL | RETA FINAL

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #149: Frank Williams é o maior personagem da F1 fora das pistas?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Verstappen critica punição em Jeddah: "No Brasil, foi aceito"
Próximo artigo F1: Mercedes insiste que não sabia que Verstappen cederia posição para Hamilton

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil