F1: O que a sexta-feira diz sobre Red Bull x Aston Martin antes do sábado na Arábia Saudita?
No Bahrein, Alonso foi a estrela dos dois primeiros treinos livres, mas ficou em quinto na classificação, com pole de Verstappen. O que esperar em Jeddah?
A sexta-feira de treinos livres da Fórmula 1 para o GP da Arábia Saudita terminou com o holandês Max Verstappen, da Red Bull, 'desbancando' a concorrência, 0s208 à frente do espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin. O top 3 foi completado por Sergio Pérez, mexicano da Red Bull batido por Alonso por apenas 0s091. Assim, contrariamente à expectativa de uma Ferrari mais competitiva em Jeddah, a sexta indica a Aston como possível rival da 'RBR' neste sábado. Mas e no domingo?
Tal hierarquia de forças também deve ser repetida no dia da corrida, mas a previsão de como deve ser a prova só faz sentido após a definição do grid. Tendo isso em vista, quão representativa é a presença de Alonso entre as duas máquinas taurinas nas sessões que abriram o fim de semana?
A julgar pelo que se viu no Bahrein, quando o espanhol também 'incomodou' Verstappen e Pérez na sexta, é bastante provável que Fernando tenha feito suas voltas mais rápidas nos TLs árabes com menos combustível. De qualquer forma, a 'carga' do AMR23 guiado pelo bicampeão é somente especulação. Vamos aos fatos: assim como em Sakhir, Alonso conseguiu ser tão veloz quanto as Red Bull -- às vezes até mais -- nos setores de mais baixa velocidade do circuito de rua de Corniche.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Porém, tal vantagem nas curvas mais lentas decorre de maior carga aerodinâmica na comparação com o RB19, ainda que a Aston tenha diminuído o downforce do AMR23. Com isso, a RBR segue dominante nas retas, inclusive sem a antes esperada ameaça ferrarista, pelo menos por ora. Portanto, a expectativa é de superioridade taurina na tomada de tempos -- Pérez, inclusive, foi o pole de 2022. Entretanto, sua consistência é uma incógnita, então, 'olho' em Alonso e no canadense Lance Stroll.
Até porque, com os problemas enfrentados pela Ferrari nesta sexta, além da punição de grid para o monegasco Charles Leclerc, todos os holofotes estão em Alonso -- ainda que seu compatriota Carlos Sainz não tenha penalidades para Jeddah. O segundo piloto do time de Maranello não inspira confiança, especialmente após os dois primeiros treinos. Além disso, a Mercedes vive uma crise, ao passo que a Alpine, mesmo com bom rendimento do TL2, não deve ameaçar Aston Martin e RBR.
De todo modo, é preciso analisar como deve ser o jogo estratégico no GP saudita. Os compostos de pneus disponíveis são: C2 (o mais duro deste fim de semana), C3 (no caso da Arábia, o intermediário) e C4 (mais macio). Nos treinos, a maioria das equipes somou quilometragem especialmente com as gomas C3 e C4. Para a corrida, o número de paradas apontada como ideal é de apenas um pit stop, até pela alta chance de bandeira vermelha ou safety car, tendo em vista o quão perigosa é a pista.
Assim, o cenário mais provável é largada com macios e uma parada para instalação de médios. Pressupor dois pits seria ousado, uma vez que o circuito é propenso a acidentes e tem poucas áreas para 'resgate' rápido de carros batidos, o que aumenta a chance de safety cars e interrupções.
Prognóstico preocupante não só para a Ferrari, mas também para a Mercedes
George Russell, Mercedes F1 W14
Photo by: Mark Sutton
A situação da escuderia é ruim especialmente pelo fato de que dela era esperado um bom rendimento na Arábia. No caso da Mercedes, a expectativa não era muito grande, mas as simulações de corrida realizadas no segundo treino são um pouco assustadoras e não melhoram a situação do time. O quinto lugar do britânico George Russell pode ser um alento, mas seu compatriota Lewis Hamilton teve dificuldade nos chamados long runs, conforme dados abaixo, extraídos do The Race:
Piloto | Long run com pneus macios | Pneus médios |
Sergio Pérez (Red Bull) | 1m35.096s (12 voltas) | |
Lewis Hamilton (Mercedes) | 1m35.194s (4 voltas) | |
Max Verstappen (Red Bull) | 1m35.217s (12 voltas) | |
Fernando Alonso (Aston Martin) | 1m35.281s (11 voltas) | |
Pierre Gasly (Alpine) | 1m35.293s (8 voltas) | |
Carlos Sainz (Ferrari) | 1m35.296s (5 voltas) | |
Esteban Ocon (Alpine) | 1m35.350s (9 voltas) | |
George Russell (Mercedes) | 1m35.449s (9 voltas) | |
Charles Leclerc (Ferrari) | 1m35.488s (10 voltas) | |
Lewis Hamilton (Mercedes) | 1m35.565s (3 voltas) | |
Lance Stroll (Aston Martin) | 1m35.676s (9 voltas) |
O motivo pelo qual o heptacampeão somou poucas voltas é um superaquecimento de pneus decorrente de um problema de equilíbrio com seu W14. Além disso, em ritmo de volta rápida, o veterano conseguiu somente o 11º tempo, bem aquém de seu companheiro e atrás das Ferraris.
Voltando ao time de Maranello, o mau desempenho em simulações de classificação pode ser uma consequência, aponta o The Race, de um mapeamento conservador da unidade de potência. Mas um 'incremento' será suficiente? Leclerc ficou a mais de sete décimos do ritmo de Verstappen...
Além disso, tanto Charles quanto Sainz tem novos motores de combustão interna. Para que, então, o conservadorismo? A ver. Aliás, Pérez e o britânico Lando Norris também têm novos componentes em seus carros, mas sem acarretamento de punições. Veja abaixo os tempos da sexta da F1 em Jeddah:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 29 | 1'29.603 | 248.054 | ||
2 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin | Mercedes | 26 | 1'29.811 | 0.208 | 0.208 | 247.479 |
3 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 26 | 1'29.902 | 0.299 | 0.091 | 247.229 |
4 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 27 | 1'30.039 | 0.436 | 0.137 | 246.853 |
5 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 27 | 1'30.070 | 0.467 | 0.031 | 246.768 |
6 | 10 | Pierre Gasly | Alpine | Renault | 28 | 1'30.100 | 0.497 | 0.030 | 246.685 |
7 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 27 | 1'30.110 | 0.507 | 0.010 | 246.658 |
8 | 27 | Nico Hulkenberg | Haas | Ferrari | 27 | 1'30.181 | 0.578 | 0.071 | 246.464 |
9 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 28 | 1'30.341 | 0.738 | 0.160 | 246.027 |
10 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 29 | 1'30.592 | 0.989 | 0.251 | 245.346 |
11 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 27 | 1'30.599 | 0.996 | 0.007 | 245.327 |
12 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 27 | 1'30.721 | 1.118 | 0.122 | 244.997 |
13 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 30 | 1'30.776 | 1.173 | 0.055 | 244.848 |
14 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 27 | 1'30.810 | 1.207 | 0.034 | 244.757 |
15 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 25 | 1'30.820 | 1.217 | 0.010 | 244.730 |
16 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 27 | 1'30.837 | 1.234 | 0.017 | 244.684 |
17 | 21 | Nyck de Vries | AlphaTauri | Red Bull | 29 | 1'30.921 | 1.318 | 0.084 | 244.458 |
18 | 2 | Logan Sargeant | Williams | Mercedes | 30 | 1'30.959 | 1.356 | 0.038 | 244.356 |
19 | 81 | Oscar Piastri | McLaren | Mercedes | 26 | 1'30.964 | 1.361 | 0.005 | 244.342 |
20 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 30 | 1'31.052 | 1.449 | 0.088 | 244.106 |
A Fórmula 1 volta à pista de Jeddah no sábado para o terceiro treino livre para o GP da Arábia Saudita. A sessão acontece a partir das 10h30, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports. No Motorsport.com você acompanha a cobertura completa da segunda etapa da temporada 2023.
Prenúncio de APOSENTADORIA? CRISE na Mercedes F1 precede FIM DA LINHA entre Hamilton e Wolff? DEBATE
Podcast #221 - Crise na Mercedes pode significar fim da linha para Hamilton?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.