F1: Para Horner, direção de prova errou ao revisar regras de pontos que deu o título para Verstappen no Japão

Chefe da Red Bull, Christian Horner, acha que a Fórmula 1 cometeu um erro com a redação das regras de pontos que deram a Max Verstappen, o bicampeonato no Japão

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, lifts his trophy

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

As consequências imediatas do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, em Suzuka, agitaram o paddock em meio à confusão sobre se uma penalidade para Charles Leclerc, da Ferrari, foi ou não suficiente para garantir o segundo título de Max Verstappen.

Muitas equipes, incluindo a própria Red Bull, compartilharam a visão generalizada de que as novas regras introduzidas após o caótico Grande Prêmio da Bélgica do ano passado significavam que Verstappen não receberia todos os pontos por sua vitória, já que a corrida não ultrapassou 75% da distância.

No entanto, uma interpretação estrita do Regulamento Esportivo da F1 significou que a FIA considerou que os pontos totais foram concedidos, já que a corrida não havia sido suspensa.

Isso significava que Verstappen foi classificado como campeão, algo que o surpreendeu logo após a corrida.

Mas enquanto a posição da FIA ficou clara desde o final da corrida, várias equipes admitiram que a interpretação atual do regulamento – que foi acordada após a corrida de Spa do ano passado – não era a pretendida.

Falando sobre a confusão sobre as regras, Horner disse: "Acho que é um erro.

“Acho que é um erro que não foi incluído após os problemas em Spa no ano passado, que os regulamentos obviamente não foram limpos.

"Tínhamos a forte impressão de que apenas com 75% da corrida, todos os pontos seriam marcados. Então sentimos que ficaríamos um ponto a menos.

"Mas no final, a jogada de Checo em Charles rendeu a Max o campeonato. Então você pode ver a surpresa dele, a surpresa do time. Mas que surpresa maravilhosa."

O chefe de equipe da Ferrari , Mattia Binotto, que viu as chances finais de Leclerc pelo título evaporarem com a interpretação dos pontos, admitiu que sua equipe não sabia como as coisas seriam tratadas.

"Ficamos confusos e pensamos que não seriam os pontos completos", disse ele. "Então, inicialmente, nossos cálculos eram tais que ele não era campeão mundial.

"No final, foi dado um esclarecimento que é um esclarecimento ok. Então eu acho que é simplesmente aceito. É assim que é. Ele é campeão do mundo. Está claro o suficiente."

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Red Bull Content Pool

O chefe da equipe McLaren , Andreas Seidl, apoiou a visão de que as mudanças feitas nas regras no inverno passado nunca tiveram a intenção de conceder pontos completos para corridas que não chegaram nem perto da distância total.

"No final, a forma como os pontos foram atribuídos hoje não era o que todos tínhamos em mente", disse ele. "Essa não era a intenção da FIA e do lado da equipe.

"Mas, no final, parece que todos ignoramos essa brecha e, portanto, somos todos responsáveis ​​por isso. Isso significa que devemos tentar fazer um trabalho melhor juntos da próxima vez."

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Horner tinha poucas dúvidas de que as equipes agora falariam com a FIA para revisar a regra para o futuro.

"Tenho certeza de que será", disse ele.

Binotto disse que era algo que ele faria a Ferrari olhar e entender melhor.

"Preciso verificar novamente com nossos atletas: qual foi o entendimento claro, qual foi a conclusão e a maneira como foi escrita e interpretada em comparação com a intenção", disse ele.

"É um detalhe, e é algo que precisamos esclarecer também para o futuro qual é a verdadeira intenção, o que você deve fazer e está claro o suficiente. Mas não estou muito preocupado, não estou muito decepcionado com isso.

“Aceito a maneira como a FIA interpretou e vamos revisar, vamos discutir, mas não chegarei a nenhuma conclusão hoje sobre isso”.

Reportagem adicional de Adam Cooper e Luke Smith

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