Recomendado para você

F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026

F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026
Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E

Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E
Juiz dá atualização sobre de caso de Massa e o título de 2008

Juiz dá atualização sobre de caso de Massa e o título de 2008

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Juiz dá atualização sobre de caso de Massa e o título de 2008
Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"

Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"
F1 - Newey traça paralelo entre Verstappen e Senna: "Foi o que os diferenciou de pilotos comuns"

F1 - Newey traça paralelo entre Verstappen e Senna: "Foi o que os diferenciou de pilotos comuns"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Newey traça paralelo entre Verstappen e Senna: "Foi o que os diferenciou de pilotos comuns"
NASCAR Cup: Larson brilha na última relargada e conquista bicampeonato

NASCAR Cup: Larson brilha na última relargada e conquista bicampeonato

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
NASCAR Cup: Larson brilha na última relargada e conquista bicampeonato
Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta

Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta
F1 - Hill e Herbert criticam regra 'confusa' da McLaren: "Pilotos devem ser livres"

F1 - Hill e Herbert criticam regra 'confusa' da McLaren: "Pilotos devem ser livres"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hill e Herbert criticam regra 'confusa' da McLaren: "Pilotos devem ser livres"

F1: Pirelli diz que porpoising teria sido pior com geração anterior de pneus

Mario Isola, chefe de operações da Pirelli, não vê os pneus atuais como um fator que influencia fenômeno

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Lewis Hamilton, Mercedes W12

A nova geração de carros da Fórmula 1, com efeito solo, criou dor de cabeça para algumas equipes devido ao porpoising, com a Mercedes em particular sofrendo mais que as demais. Mas, segundo a Pirelli, a situação teria sido ainda pior caso os pneus de 13 polegadas tivessem sido mantidos para este ano.

Além das características de aerodinâmica causaram o porpoising, a situação é piorada pelo fato dos carros terem assoalhos bem mais rígidos. E apesar dos novos modelos de pneus, com menos parede lateral, a Pirelli acredita que eles não influenciam no fenômeno.

Leia também:

Na verdade, Mario Isola, chefe de operações da Pirelli na F1, acredita que, se os pneus do ano passado ainda estivessem em jogo, os carros quicariam ainda mais, devido ao movimento extra de rolamento.

"Não acho que seja uma questão de pneus 18 ou 13 polegadas", disse ao Motorsport.com. "Esse é um efeito que vem dos carros. Mas, obviamente, com o rolamento maior dos de 13 polegadas, o efeito poderia ser ainda maior".

"Agora os carros são mais rígidos, os pneus são mais rígidos, e isso é algo que as equipes precisam resolver. Não acho que os 18 polegadas tornam o efeito pior. Na verdade, acho que é o oposto".

Pirelli tires

Pirelli tires

Photo by: Erik Junius

A FIA está se mexendo para ajudar as equipes a lidarem melhor com isso a longo prazo, podendo mudar as regras para 2023. Uma polêmica diretiva técnica lançada às vésperas do GP do Canadá, a Federação diz que busca explorar melhor modos de controle.

As opções para isso incluem aumentar a altura das bordas do assoalho, redução da plataforma do assoalho e a eliminação por completo da asa de borda. Os engenheiros das equipes acreditam que a situação pode melhorar se as equipes tiverem mais opções em termos de ferramentas de suspensão, como o retorno dos amortecedores de massa.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior VÍDEO: Mansell reencontra Williams do título na F1 e Ferrari de 1989 no Festival de Goodwood
Próximo artigo F1: Os dez pilotos que mais disputaram corridas antes do primeiro título

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros