F1: Pirelli espera resolver problemas de superaquecimento nos pneus até 2025

A fabricante está esperançosa de que uma nova linha de pneus que planeja introduzir na Fórmula 1 no próximo ano reduzirá os problemas de superaquecimento que estão prejudicando as corridas

Pirelli tyres

Pirelli

Com os ajustes feitos pelas equipes para extrair o máximo desempenho dos carros com efeito-solo, uma das consequências é a dificuldade de um piloto seguir o outro de perto. O resultado disso é o superaquecimento nos pneus nos carros da Fórmula 1

Acredita-se que esse tenha sido um fator que contribuiu para que as ultrapassagens se tornassem mais difíceis, já que os pilotos precisam sair da turbulência do carro da frente para que possam gerenciar melhor a temperatura dos pneus.

Leia também:

A Pirelli está ciente desse problema há algum tempo e realizou análises durante as férias da categoria para tentar descobrir o que estava causando o problema de superaquecimento e como ele poderia ser resolvido.

Foram realizados testes com novos designs de pneus em Barcelona e Jerez, e o próximo teste será realizado em Suzuka, após o GP do Japão no próximo mês.

Falando à Autosport sobre os aprimoramentos planejados, o chefe Pirelli na F1, Mario Isola, disse que o foco no momento era uma nova construção para lidar com o superaquecimento.

Depois que isso fosse finalizado, a Pirelli passaria a se concentrar em uma nova gama de compostos para complementar as melhorias.

Mario Isola, Racing Manager, Pirelli Motorsport, is interviewed

Mario Isola, Gerente de Corrida da Pirelli Motorsport, é entrevistado

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

"No momento, estamos focados na construção com um nível mais alto de integridade. Ele [o pneu] será mais robusto, com novos materiais. Estamos testando os novos materiais também para evitar o aumento do peso, porque a meta é ter o mesmo peso.", revelou Isola.

"O próximo teste será em Suzuka, onde estamos usando alguns desses novos compostos. Também tivemos outra ideia que testamos em Barcelona e Jerez, que também nos deu uma boa indicação sobre a redução do superaquecimento, pois era mais consistente."

"A nova construção pode ajudar a reduzir o superaquecimento, fazendo com que o pneu funcione melhor e distribuindo melhor a pressão e a temperatura.", projetou Isola.

Enquanto o trabalho prático está sendo realizado na pista para desenvolver a nova linha de pneus, Isola disse que os tralbahos de análise continuam tentando descobrir por que os problemas de superaquecimento dos pneus se tornaram um fator importante com os atuais carros de efeito-solo.

"Começamos em 2022 com os pneus de 18 polegadas e o comentário geral [dos pilotos] era: 'Podemos seguir uns aos outros, não há problema porque mantemos a força descendente e não temos superaquecimento ou temos um superaquecimento muito limitado em comparação com os de 13 polegadas'. Mas depois, passo a passo, sem mudar completamente a construção dos compostos, os comentários foram mais sobre superaquecimento e como o superaquecimento está aumentando.", explicou Isola.

"O que eu disse às equipes é que elas precisam nos ajudar a entender exatamente o que está acontecendo, e então é nosso trabalho desenvolver um composto que seja menos sensível ao superaquecimento. Precisamos entender se o superaquecimento vem do desempenho adicional, o que faz com que o pneu sofra mais pressão, ou porque o novo pacote aerodinâmico está causando essa perda de downforce quando você está no ar sujo.", finalizou.

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horner, Marko e Jos Verstappen participam de reunião com cúpula da Red Bull
Próximo artigo F1: Em 2026, FIA pode resolver problema de desconforto dos pilotos, afirma chefe da McLaren

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil