F1 - Presidente da FIA detona mídia britânica: “me condenaram”

Mohammed Ben Sulayem também fez balanço de seu primeiro mandato e diz que ficaria feliz em ter concorrente na busca por reeleição

FIA president Mohammed Ben Sulayem

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, alega que não foi tratado de forma justa pela mídia britânica durante seu mandato.

Os comentários de Ben Sulayem sobre a mídia no Reino Unido vêm na esteira da aparição de Adrian Newey no podcast High Performance, no qual ele falou sobre suas razões para deixar a Red Bull para se juntar à Aston Martin.

Leia também:

O designer comentou que tanto Max Verstappen quanto o ex-piloto da Red Bull Sebastian Vettel foram tratados injustamente pela mídia britânica, afirmando que "há esse tipo de demonização que ambos sofreram às vezes, o que é muito injusto".

Em uma entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Ben Sulayem concordou com as observações de Newey e ofereceu sua própria opinião sobre o papel que a mídia desempenha no automobilismo.

"Eu respeito Max [Verstappen] porque sou um piloto. Eu fui um campeão e respeito vencedores e campeões", disse ele.

"Vejo que ele teve sua cota [de maus-tratos], mas vamos falar de mim. Se você olhar para a mídia britânica e o que eles fizeram comigo... pelo amor de Deus, eles me condenaram.

“Eles não me acusaram [de nada], mas eles continuam. E eu me importo? Não. Por quê? Porque o que eles querem? Eles querem vender e obter mais cobertura para eles mesmos.”

"Mas eles não têm poder sobre mim e sobre a FIA."

Max Verstappen, Red Bull Racing, speaks to Mohammed Ben Sulayem, President, FIA

Max Verstappen, Red Bull Racing, speaks to Mohammed Ben Sulayem, President, FIA

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

"Com o devido respeito à mídia britânica ou qualquer outra mídia, eles não têm direito a voto. Somos uma federação independente e democrática. Foi o mundo dos membros que me elegeu. O poder está com a Assembleia Geral, não com eles.

"E sabe de uma coisa? Podemos simplesmente parar com essa bobagem, voltar aos negócios e fazer o que é melhor para o esporte? Se puder? Estou perguntando. Se eles [a mídia] não quiserem fazer isso, é problema deles.

"Mas a vida continua. Sabe o que eles fizeram comigo? Eles me fizeram mais forte. Estou mais cuidadoso agora e mais sábio.

"E eu tenho o apoio [dos membros]. E se e quando os membros decidirem que é hora de me mudar como presidente, a decisão é deles.

"No final das contas, quem me colocou lá? Foi a Assembleia Geral, foram os membros. Isso é muito, muito claro. E se eles não gostarem, é com eles."

"Mas eu não respondo a ninguém, não respondo muito a vocês [membros da mídia] e não retalio. Por quê? Porque não tenho tempo. Estou muito ocupado respondendo o que os membros querem e o que o automobilismo quer."

Feliz por ter uma corrida presidencial

Ben Sulayem, que espera ser reeleito como presidente da FIA no ano que vem, está convencido de que a federação está em um estado melhor agora do que no final de 2021, quando assumiu o cargo.

"A FIA está em melhor forma, a FIA está mais saudável. E as equipes [de F1] também precisam de uma FIA forte e saudável porque ninguém quer gastar dinheiro em um campeonato que não é governado."

Discutindo seus objetivos para o restante de seu primeiro mandato como presidente da FIA, ele disse: "Para este ano, apenas para terminar e entregar meu balanço. E estamos no caminho certo.

"E mais uma coisa: se houver alguém que queira ter uma corrida [presidencial] comigo, [eu ficaria] mais do que feliz.

"Falamos sobre democracia. É democracia o tempo todo, não só uma parte do tempo. Então, estou mais do que feliz [em concorrer com outra pessoa]."

ALBON EXCLUSIVO: Bortoleto na F1, Colapinto e Sainz, DEMISSÃO de Ricciardo, Williams '25 e STOCK CAR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Dois membros da FIA pedem demissão após polêmica do palavrão de Verstappen
Próximo artigo F1 - Marko descarta possível retorno de Vettel: "Ele está fora há muito tempo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil