F1: Primeiras fotos do carro de 2022 vazam na internet; veja detalhes

Fotos do novo protótipo são de um modelo de demonstração, que será exibido oficialmente no GP da Grã-Bretanha em julho

Ross Brawn, Managing Director of Motorsports, FOM, Chase Carey, Chairman, Formula 1 and Nikolas Tombazis unveil the 2021 Formula 1 regulations in a press conference

Ross Brawn, Managing Director of Motorsports, FOM, Chase Carey, Chairman, Formula 1 and Nikolas Tombazis unveil the 2021 Formula 1 regulations in a press conference

Mark Sutton / Motorsport Images

A Fórmula 1 se encaminha para uma das maiores revoluções técnicas de sua história em mais de 70 anos em 2022, introduzindo um novo carro que promete mudar radicalmente as condições de pilotagem e corridas que temos atualmente. E há indicações de as primeiras imagens do protótipo tenham vazado.

O projeto inicial da F1 era de introduzir a nova geração de carros em 2021, mas a pandemia da Covid-19 e seu impacto econômico mundial fez com que o projeto, apresentado inicialmente no GP dos Estados Unidos de 2019, fosse adiado em um ano.

Leia também:

Com isso, a F1 aprovou ainda o congelamento dos carros de 2020, que foram mantidos para este ano com pequenas modificações. Assim, as equipes têm a liberdade de desenvolver o modelo do próximo ano com uma janela maior, mas enfrentando ao mesmo tempo o desafio do teto orçamentário.

A principal marca destes novos carros é, obviamente, o retorno do efeito solo e a simplificação quase completa da aerodinâmica dos carros, o que significa que os modelos ganharão novamente seu downforce com o efeito Venturi.

O objetivo deste novo carro é permitir a aproximação de quem vem atrás, com uma perda de apenas 20%, aproximadamente, do downforce. Com isso, seria muito mais fácil criar batalhas roda a roda ao longo das corridas.

Outra importante mudança da nova geração é que estes devem ser os carros mais pesados da história da F1, com 790kg, 40 a mais que o modelo atual. Recentemente, isso gerou críticas de Lewis Hamilton em duas frentes, afirmando que isso torna os carros menos ágeis e também menos sustentáveis, indo na contramão da pegada verde da categoria.

Adam Cooper, repórter da edição global do Motorsport.com, apurou que a FIA produziu há algum tempo seu primeiro modelo completo sob o regulamento de 2022, para a realização de testes com o túnel de vento. E na segunda-feira (22), o site LiveGP.it informou que havia obtido as primeiras imagens do carro.

 

Fotó készítője: LiveGP

Segundo apurado, o modelo das fotos é um carro de demonstração, que deverá ser exibido ao público durante o GP da Grã-Bretanha, marcado para o próximo mês em Silverstone, como o lançamento oficial da nova era da categoria.

Embora este seja ainda um exemplar experimental, pertencente à FIA, Adrian Newey, projetista da Red Bull, disse recentemente que as equipes não devem fugir muito do modelo original neste primeiro ano, devido um regulamento bastante rígido.

As imagens são muito fieis às versões digitais apresentadas anteriormente pela F1. Nas fotos, é possível notar asas dianteiras e traseiras bem mais agressivas, entregando um visual mais futurista ao carro de 2022. A versão pronta do carro deve trazer também o primeiro protótipo dos novos pneus da Pirelli, com aro 18 polegadas, que já é usado pela F2 neste ano.

A expectativa é que a nova geração de carros possa quebrar o domínio visto nos últimos anos das equipes de ponta, mais notavelmente Mercedes e Red Bull, permitindo que outras equipes também possam lutar por pódios e até vitórias.

Muitos questionam se isso será possível já em um primeiro momento, acreditando que isso será mais provável após alguns anos do novo regulamento. Toto Wolff, chefe da Mercedes, chamou o novo regulamento de "terremoto", mas que os funcionários da equipe alemã estão animados com o desafio.

 

Fotó készítője: LiveGP

VEJA primeiras fotos do NOVO CARRO da F1 2022 com ANÁLISE de Rico Penteado

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual é o tamanho do 'drama' de Bottas e Mercedes em 2021?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes "procura" meio segundo perdido para Verstappen em parada nos boxes
Próximo artigo F1 2021: Confira os horários e como acompanhar o GP da Estíria, com a estreia da W Series

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil