F1 proibirá conversas de equipes com direção de prova, revela Brawn

Diretor técnico da categoria disse que tomará providências após temporada de pressão constante das escuderias sobre comissários

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing Ross Brawn, Managing Director of Motorsports, FOM

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Ross Brawn, diretor técnico da Fórmula 1, garante que as conversas entre os chefes das equipes e os comissários serão proibidas em 2022. A declaração vem após um GP de Abu Dhabi onde, além do confuso procedimento com o safety car que encerrou a corrida, Mercedes e Red Bull pressionaram Michael Masi, diretor de provas, em momentos cruciais.

Toto Wolff, chefe da escuderia alemã, 'exigiu' que o carro de segurança não entrasse na pista após o safety car virtual acionado quando Antonio Giovinazzi abandonou a prova, enquanto o mandatário da equipe austríaca, Christian Horner, ficou em cima da direção para que os retardatários ultrapassassem o veículo nos momentos finais.

Leia também:

"A decisão na última volta é um destaque que não pode ser superado. Infelizmente, o protesto tirou um pouco o brilho desta final", disse Brawn em entrevista ao veículo alemão Auto Motor und Sport. "Não é aceitável que os chefes pressionem Michael durante a corrida."

"Wolff não pode exigir que um safety car não entre na pista, enquanto Horner não pode querer que os retardatários deem a volta de reagrupamento. Isso fica a critério do diretor da prova. Vamos interromper esse contato no próximo ano."

As conversas entre as equipes e os comissários foram frequentes em 2021, mas não iniciaram apenas por parte das escuderias. No GP da Arábia Saudita, Masi 'negociou' com a Red Bull o que fariam após a segunda bandeira vermelha que interrompeu a corrida após a primeira relargada, onde Max Verstappen ganhou a posição de Lewis Hamilton depois de cortar caminho nas curvas iniciais.

Hamilton CAMPEÃO de 2021? Título DIVIDIDO com Verstappen? Ideia é ventilada por Brundle e ATÉ ALONSO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Eddie Jordan elogia postura de Hamilton após ele perder título de 2021
Próximo artigo F1: Mercedes não estará em foto oficial da FIA como campeã de construtores por apelo a rejeição de protestos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil