F1 proibirá conversas de equipes com direção de prova, revela Brawn
Diretor técnico da categoria disse que tomará providências após temporada de pressão constante das escuderias sobre comissários

Ross Brawn, diretor técnico da Fórmula 1, garante que as conversas entre os chefes das equipes e os comissários serão proibidas em 2022. A declaração vem após um GP de Abu Dhabi onde, além do confuso procedimento com o safety car que encerrou a corrida, Mercedes e Red Bull pressionaram Michael Masi, diretor de provas, em momentos cruciais.
Toto Wolff, chefe da escuderia alemã, 'exigiu' que o carro de segurança não entrasse na pista após o safety car virtual acionado quando Antonio Giovinazzi abandonou a prova, enquanto o mandatário da equipe austríaca, Christian Horner, ficou em cima da direção para que os retardatários ultrapassassem o veículo nos momentos finais.
"A decisão na última volta é um destaque que não pode ser superado. Infelizmente, o protesto tirou um pouco o brilho desta final", disse Brawn em entrevista ao veículo alemão Auto Motor und Sport. "Não é aceitável que os chefes pressionem Michael durante a corrida."
"Wolff não pode exigir que um safety car não entre na pista, enquanto Horner não pode querer que os retardatários deem a volta de reagrupamento. Isso fica a critério do diretor da prova. Vamos interromper esse contato no próximo ano."
As conversas entre as equipes e os comissários foram frequentes em 2021, mas não iniciaram apenas por parte das escuderias. No GP da Arábia Saudita, Masi 'negociou' com a Red Bull o que fariam após a segunda bandeira vermelha que interrompeu a corrida após a primeira relargada, onde Max Verstappen ganhou a posição de Lewis Hamilton depois de cortar caminho nas curvas iniciais.
Hamilton CAMPEÃO de 2021? Título DIVIDIDO com Verstappen? Ideia é ventilada por Brundle e ATÉ ALONSO
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1: Eddie Jordan elogia postura de Hamilton após ele perder título de 2021
F1: Mercedes não estará em foto oficial da FIA como campeã de construtores por apelo a rejeição de protestos

Últimas notícias
F1: Ferrari traiu sua história aceitando motores de 2026?
Diante de todas as mudanças que acontecerão, por que equipe italiana não exerceu seu direito ao veto?
F1 - Schumacher: As pessoas não procuram todos os fatos antes de criticar
Alemão ainda defendeu que tem espaço para crescer na categoria, citando seus resultados em categorias de base como motivo para acreditar que pode ir além
Alonso: "Na F1 não há amizade como em outros esportes"
Espanhol lamentou que na F1 não haja o mesmo espírito que existe em outros esportes entre os pilotos do grid, em que considera que o ego predomina em todos eles
F1: Rachel Loh, engenheira e comissária da CBA, atuará no GP de Singapura
Ela foi selecionada por programa da FIA que tem por objetivo estimular diversidade no automobilismo