F1 pronta para abandonar corridas atuais para abrir caminho para novos GPs

Categoria está recebendo número crescente de pedidos de locais e circuitos históricos podem não ter seus lugares garantidos

Stefano Domenicali, Chairman, Formula 1

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O CEO da Fórmula 1Stefano Domenicali, avisou que algumas corridas atuais provavelmente perderão suas vagas no calendário da categoria para abrir caminho para novos GPs, com circuitos históricos podendo não ter seus lugares garantidos.

Os chefes da F1 estão enfrentando um número crescente de pedidos de novos locais para realizar corridas, já que Catar e Las Vegas devem ser permanentes a partir do próximo ano.

Leia também:

Mas, embora haja algum escopo no momento para expandir o calendário sem perder nenhum dos GPs atuais, Domenicali acredita que alguns locais atuais terão que abrir caminho.

Isso pode significar que eles serão retirados do calendário ou apenas aparecer de forma rotativa.

Questionado sobre se adição de novos locais levaram a F1 a pensar na substituição de algumas corridas, Domenicali disse: "O processo já começou".

“Existem alguns promotores que têm contratos expirando e provavelmente alguns dos GPs atuais não farão mais parte do calendário. Outros permanecerão, mas de uma forma diferente, como alternar entre diferentes pistas."

“Em breve, as escolhas que estamos fazendo serão anunciadas, e você pode esperar alguns novos GPs. No entanto, ainda não é fácil planejar tudo com antecedência."

“Se tomarmos, por exemplo, a China, teremos que tentar entender qual será a situação em relação à questão da Covid-19 no futuro, como fizemos no ano passado em vista de 2022.”

Embora alguns locais atuais tenham garantido contratos longos, com o Bahrein anunciando recentemente um novo acordo até 2036, outros ainda estão em discussão.

Entende-se que França, Mônaco, Bélgica e México ainda não concluíram negócios para além deste ano.

“Sabemos que temos que equilibrar a chegada de novas corridas com GPs históricos e pistas que devem continuar fazendo parte do nosso calendário”, disse o Domenicali.

“A chegada de ofertas de novos promotores tem uma vantagem para a F1, que é forçar os organizadores de GPs tradicionais a elevar seu nível de qualidade, em termos do que oferecem ao público, infraestrutura e gestão do evento."

Embora uma mudança de calendário possa fazer com que alguns países percam seu único GP, o CEO da F1 não vê problema em haver potencialmente três GPs nos Estados Unidos – com Las Vegas pronta para se juntar a Miami e Austin a partir do próximo ano.

"O interesse que a Fórmula 1 está recebendo hoje nos EUA nunca foi visto antes", disse. "Seria errado não aproveitarmos essa oportunidade e estamos tentando entender como lidar com esse crescimento."

“Além da Ferrari, no final das contas, são os pilotos que fazem crescer o interesse por este esporte em seus países. Já vimos isso no Brasil, na Espanha e há muitos outros exemplos."

“Da China, recebemos novos pedidos para sediar um GP, e Zhou ainda não fez sua primeira corrida", concluiu.

F1 2022: VERSTAPPEN lidera no Bahrein, com FERRARI na COLA; HAMILTON tem problemas | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - TELEMETRIA: Rico Penteado fala de pré-temporada e favoritos no Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen supera Leclerc e lidera TL3 para o GP do Bahrein; Hamilton é 6º
Próximo artigo F1: FIA conclui que Masi não agiu de má fé no GP de Abu Dhabi de 2021 e encerra assunto

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil