F1: Red Bull alega que vantagem no Bahrein foi "distorcida"

Chefe do time de Milton Keynes acredita que condições de pista foram muito específicas para qualquer conclusão ser tirada

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Foto de: Red Bull Content Pool

A Red Bull insiste em dizer que a vantagem que tem sobre o restante do grid da Fórmula 1 foi distorcida no GP do Bahrein, contudo, a rival Mercedes não tem tanta certeza disso.

Leia também:

Max Verstappen teve um desempenho dominante para vencer a corrida de abertura da temporada no último sábado, terminando 22s4 segundos à frente do companheiro de equipe Sergio Pérez e 25s1 segundos à frente de Carlos Sainz, da Ferrari. A grande vantagem da Red Bull em termos de espaço de corrida foi um golpe para a oposição, que esperava que a proximidade dos treinos classificatórios apontasse para um grid mais compacto este ano.

Mas o chefe da equipe de Milton Keynes, Christian Horner, acredita que o Bahrein não ofereceu uma visão clara das coisas porque sua equipe estava usando uma estratégia de pneus diferente da dos adversários. A alocação que a equipe tinha para a corrida significava que ela usava um pneu macio para a última sessão, em vez do duro que todos os outros tinham, e ele acha que isso exagerou as diferenças em um evento que estava mais frio do que o normal.

"Não se pode interpretar muito em um único evento, devido à natureza do circuito, à temperatura e ao fato de podermos levar um pneu macio para a corrida", explicou Horner. "Ficamos surpresos com o fato de outros não terem feito [isso]. Talvez isso tenha distorcido a parte final da sessão. Mas, mesmo assim, foi uma exibição dominante e foi ótimo obter a pontuação máxima."

Mas, apesar de Horner achar que as coisas estão mais próximas do que parecem, os principais concorrentes têm uma opinião diferente. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Acho que Max não está em uma liga diferente, mas em uma galáxia diferente. O desempenho é extraordinário".

Perguntado se ele achava que isso indicava que a Red Bull venceria todas as corridas, Wolff disse: "Infelizmente, sim. Você só precisa reconhecer que os níveis de desempenho dele são realmente muito fortes."

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG

Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da Mercedes-AMG

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Horner não concorda que a Red Bull esteja tão à frente e acha que a imagem do Bahrein na verdade aponta para uma ameaça maior à sua equipe.

"Lamento que não tenha sido uma corrida mais divertida para vocês, mas esse é o resultado de a equipe ter feito seu trabalho e produzido um carro incrível", disse ele. "Temos uma amostra de uma corrida e tenho a sensação de que o grid vai se conciliar este ano. Portanto, não acho que se possa considerar nada como garantido nessa única corrida em uma superfície específica, em condições específicas."

"Estou neste negócio há muito tempo para tirar muitas conclusões de uma única corrida. É um começo fantástico e estamos aproveitando este momento. Mas é uma longa temporada, com muitos locais diferentes, desafios diferentes, condições diferentes. E o que vimos nos testes é que as coisas estão mais próximas."

"Fizemos tudo certo neste fim de semana. Levamos os pneus certos para a corrida. Fizemos uma corrida perfeita com os dois carros e tivemos um ótimo final. Mas acho que isso vai convergir."

GUERRA! JOS Verstappen DISPARA CONTRA HORNER: "Vai EXPLODIR" a Red Bull

O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Em meio a rumores sobre Verstappen, Mercedes afirma que não vai apressar decisão sobre vaga de Hamilton
Próximo artigo F1: Alpine anuncia reestruturação técnica após saídas importantes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil