Com direito a título mundial de Piquet, relembre a curta história de Las Vegas na F1

Após anúncio do retorno da ‘cidade do pecado’, recapitulamos um pouco dessa pequena história

A Fórmula 1 cumprirá seu desejo de ter três corridas nos Estados Unidos, um dos mercados mais importantes da história da categoria, mas que resistiu ao charme da categoria até o lançamento da série Drive to Survive na Netflix, que impulsionou a fama neste território.

O Circuito das Américas em Austin e o traçado das ruas de Miami agora serão acompanhados pela corrida em Las Vegas, uma das áreas turísticas mais importantes dos Estados Unidos com vários hotéis que, além de cassinos, contam com diversos shows noturnos.

Leia também:

Las Vegas sediará, assim, a terceira corrida da F1 na próxima temporada, 41 anos depois que a categoria esteve por lá pela última vez.

O layout do estacionamento do renomado hotel e cassino Caesars Palace era uma pista de rua de 3.680 km, composta por 14 curvas por 75 voltas no circuito.

A corrida veio como substituta para Watkins Glen, um circuito permanente que sediou a Fórmula 1 de 1961 a 1980.

Em 17 de outubro de 1981, a primeira corrida de F1 foi realizada em Las Vegas como a última competição do calendário daquele ano. A pista em Nevada foi a 15ª data da temporada e foi precedida do GP do Canadá.

Carlos Reutemann foi o pole, com o tempo de 1min17s821 no momento em que lutava pelo campeonato contra Nelson Piquet.

A sorte do argentino mudou na corrida quando na primeira volta caiu para a quinta posição, para terminar em oitavo, enquanto Piquet somou dois pontos com o quinto lugar para definir o campeonato a seu favor, com 50 pontos contra 49 para o Reutemann.

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Carlos Reutemann, Williams FW07C

Photo by: David Phipps

Alan Jones conquistou a vitória, começando em segundo em uma corrida fisicamente exigente, com quase 30° C no deserto de Nevada.

A Renault de Alain Prost e a Alfa Romeo de Bruno Giacomelli fecharam as posições do pódio naquele ano.

Arrancada, Alan Jones, Williams FW07C-Ford Cosworth líder

Arrancada, Alan Jones, Williams FW07C-Ford Cosworth líder

Photo by: Motorsport Images

Para 1982, a corrida foi realizada em 25 de setembro na mesma pista desenvolvida um ano antes e, mais uma vez, definiu o campeonato como a décima sexta data no calendário, após o GP da Itália.

Alain Prost conquistou a pole position em seu Renault e foi acompanhado por seu compatriota, Rene Arnoux, no carro da mesma equipe.

Mas a vitória ficou nas mãos do italiano Michele Alboreto, após uma corrida de alto desgaste onde a temperatura ambiente ficou acima dos 35° C.

Para a Fórmula 1, a demanda física não foi recompensada com o comparecimento do público que não havia sido cativado pela presença da categoria. As arquibancadas não foram preenchidas e a corrida foi retirada do calendário para o ano seguinte.

Michele Alboreto, Tyrrell Racing 011 Ford

Michele Alboreto, Tyrrell Racing 011 Ford

Photo by: Motorsport Images

VETTEL FORA da F1? Ex-chefe de equipe DETONA Aston e Lawrence Stroll: PÕE LANCE NO CENTRO DO NEGÓCIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #170 – Leclerc x Verstappen tem potencial para ser novo Verstappen x Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Marko manda 'indireta' à Mercedes ao compará-la com Ferrari: "São respeitosos e têm espírito esportivo, como nós"
Próximo artigo F1: Ministro saudita convida Hamilton para discutir preocupações do piloto sobre direitos humanos no país

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil