Últimas notícias

F1: Renault diz que túneis de vento compartilhados ainda permitirão que equipes trabalhem juntas

Cyril Abiteboul se mostrou preocupado com túneis de vento compartilhados em meio às polêmicas de cópia de projetos na F1 em 2020

Wind tunnel model

Foto de: Lotus F1 Team

As equipes de Fórmula 1 que compartilham túneis de vento continuam sendo o "elefante na sala" quando se trata de impedir que os times sejam totalmente independentes agora, avalia o chefe de equipe da Renault, Cyril Abiteboul.

Como parte da controvérsia sobre a Racing Point ter copiado a Mercedes do ano passado, a FIA está pronta para mudar a regra da F1 para evitar que as equipes criem carros clones no futuro.

Leia também:

Havia temores de várias equipes de que permitir que outros repetissem o que a Racing Point fez abriria as portas para uma F1 de dois níveis, onde as equipes seriam forçadas a formar alianças.

A FIA respondeu à situação deixando claro que deseja que as equipes de F1 continuem a construir seus próprios projetos, pois acredita que isso torna um esporte muito mais saudável.

Embora a Renault tenha apoiado a posição da FIA, Abiteboul ainda acha que as equipes sempre acabarão trabalhando juntas se compartilharem seus túneis de vento - e essas parcerias apenas serão quebradas quando a F1 mudar totalmente para projetos computadorizados.

"Acho que há elementos [de compartilhamento] aos quais não vamos voltar, como o motor, a caixa de câmbio e outros elementos mecânicos muito caros", disse Abiteboul em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.

“Mas há um elefante caro na sala, que é o túnel de vento, e que permanecerá enquanto continuarmos fazendo o desenvolvimento aerodinâmico em túneis de vento”.

“Mas talvez uma visão para o futuro seja que possamos ter dez equipes totalmente independentes, e essas dez equipes usarão CFD apenas porque há o suficiente para qualquer pessoa acessar CFD por meio da computação em nuvem”.

“Essa deve ser a visão e acho que a visão é compartilhada por quase todos. Sim, é um avanço em termos de como chegamos lá, que ainda precisa ser resolvido, mas pelo menos sabemos que não há espaço para repetir o que aconteceu este ano”.

A Mercedes divide seu túnel de vento com a Racing Point, enquanto a Red Bull e a AlphaTauri devem compartilhar suas instalações a partir do próximo ano.

Abiteboul disse estar encantado com a forma como a FIA, e em particular seu chefe de monopostos, Nikolas Tombazis, respondeu à polêmica da Racing Point prometendo regras para impedir a cópia extensiva de carros.

“É interessante porque tudo meio que aconteceu ao mesmo tempo, com o Pacto de Concórdia e esse precedente [sobre a cópia de carros]”, acrescentou Abiteboul.

“É bom que o precedente tenha sido aberto neste ano, em um momento em que ainda podíamos decidir ou não se queremos fazer parte do esporte: e essa situação provavelmente deu impulso e encorajou a FIA e a F1 a encontrarem respostas para nossas preocupações”.

“Tivemos a confirmação de que eles compartilham a mesma visão que a nossa. E agora está progressivamente se transformando em regulamentos. Há mais por vir, haverá um DT [diretiva técnica] muito em breve, e isso é resultado do trabalho muito árduo da nossa equipe, com a FIA e com o Nikolas”.

“Demos a ele um pouco do nosso tempo, mas, francamente, tenho que dar um grande crédito a ele pela resposta que ele deu no tempo muito limitado que tivemos”.

Live do Ricardo Penteado (1): histórias de Alonso, Nelsinho, Kubica e muito mais

PODCAST: Qual é o limite de Max Verstappen na Red Bull?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation

Vídeo relacionado

Artigo anterior F1: Hamilton diz que FIA ainda não iniciou conversas sobre protesto antirracista no pódio
Próximo artigo F1: Bottas lidera primeiro treino livre para o GP da Rússia marcado por batidas de Sainz e Latifi; Hamilton é 19º

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil