F1 surpreende e fica em segundo lugar em ranking de sustentabilidade

Em índice criado por consultoria de inovações sustentáveis, categoria máxima do automobilismo perdeu apenas para a Fórmula E

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Valtteri Bottas, Mercedes W12, the rest of the field at the start

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

A busca da Fórmula 1 em se tornar mais sustentável está valendo a pena, pois ela ficou em segundo lugar, atrás da Fórmula E ,em um novo ranking que classifica a sustentabilidade dos campeonatos globais de automobilismo. O Índice de Campeonatos Sustentáveis, produzido pela Enovation Consulting, que recentemente criou o Índice de Circuitos Sustentáveis, avaliou 106 competições em todo o mundo.

Olhando para as séries de carros e motos, o relatório avaliou o impacto ambiental, social e de governança de cada categoria, além de seu envolvimento com diferentes partes interessadas.

Leia também:

Usando dados divulgados publicamente em pesquisa de julho a novembro de 2021, foram 25 critérios de desempenho diferentes em seis áreas amplas que incluem certificações, acreditações e prêmios, critérios ambientais, critérios sociais, engajamento, parcerias e abordagem de sustentabilidade.

Com isso, a FE - totalmente elétrica - foi a referência, graças a uma pontuação de 79 em um máximo de 100. Não é surpresa que o campeonato tenha se saído tão bem considerando que foi construído sob uma base de sustentabilidade.

Além da categoria ter um credenciamento de 3 estrelas sob a Estrutura de Certificação Ambiental da FIA, seu esforço para a reciclagem de baterias e peças de fibra de carbono quebradas, além dos esforços para erradicar plásticos de uso único no paddock, foram destacados.

A F1 ficou atrás da FE, obtendo uma pontuação de 60 em 100, onde obteve bons ganhos na frente de sustentabilidade. O relatório disse que o lugar da divisão na ordem foi "um pouco mais surpreendente" do que a FE estar no topo.

Além de ter o mesmo credenciamento ambiental de 3 estrelas da FIA, ações como uma meta de zero carbono até 2030, o uso de energia 100% renovável em sua sede e o teste de um centro de transmissão neutro em carbono no GP da Grã-Bretanha, foram mencionados.

O relatório disse: "Embora ainda haja espaço para melhorias, a F1 percorreu um longo caminho em sua jornada em direção a um futuro sustentável, elevando seu nível de engajamento e definindo o ritmo para outras partes interessadas seguirem o exemplo."

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21 Mule

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21 Mule

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A MotoGP ficou em terceiro lugar, com 60 pontos, à frente de Extreme E, FIA World Touring Car Cup e NASCAR.

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21

Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Cristiana Pace, membro da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIA e fundadora e diretora da Enovation Consulting, disse que o lugar da F1 foi muito bem visto.

"Quero parabenizar todos da lista, de baixo para cima, por terem iniciado essa jornada de sustentabilidade", disse ela. "A F1 é realmente uma boa surpresa e estamos muito felizes por eles. Estamos encantados com o resultado."

"Eles têm um legado forte, então é muito mais difícil ser sustentável, mas eles definitivamente investiram alguns recursos no objetivo há alguns anos."

"Também é bom que a MotoGP esteja na terceira posição. Sempre pensamos em quatro rodas, mas não precisamos esquecer das duas. A FIM tem uma estratégia de sustentabilidade muito diferente em comparação à FIA, mas todo o automobilismo está se movendo na direção certa."

Além de mostrar os esforços de categorias como FE, F1 e MotoGP, o relatório também destacou como outras divisões têm muito espaço para melhorias.

No total, 72 séries caíram na categoria inferior de pontuação baixa – incluindo Fórmula 2, Fórmula 3, DTM, Indy e IMSA.

Mais detalhes sobre o relatório podem ser encontrados em: www.sustainablemotorsportindex.com

BEM NA FITA: BOTTAS revela que teve convite de outra equipe APÓS assinar com ALFA ROMEO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #161: O que aprovamos e reprovamos para temporada 2022 da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari revela camisa polo da temporada de 2022, com muito preto; confira
Próximo artigo AO VIVO – F1: Assista ao lançamento do novo carro da Red Bull

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil