F1 - Szafnauer faz reflexão sobre Piastri e dispara: "Espécies egoístas são extintas"

Chefe de equipe da Alpine usou metáfora para mostrar, mais uma vez, descontentamento com atitude do australiano

Otmar Szafnauer, Team Principal, Alpine F1

A Alpine começou a temporada de 2022 da Fórmula 1 tendo Fernando Alonso e Esteban Ocon como titulares e Oscar Piastri na reserva, o que acabou colocando a equipe de Enstone em um dilema: eles queriam dar um novo contrato ao espanhol, mas para isso tinham de encontrar um lugar para Piastri, dessa forma, ofereceram um contrato de um ano ao bicampeão mundial, enquanto o australiano seria emprestado à Williams.

Leia também:

Nenhum dos pilotos gostou particularmente dessa ideia, então Alonso assinou com a Aston Martin, Piastri com a McLaren e a equipe com três pilotos no início do ano perdeu dois deles em um mês. Contudo, o chefe de equipe Otmar Szafnauer ficou especialmente desapontado com Piastri, o que ele já expressou várias vezes.

Segundo Szafnauer, o piloto de 21 anos não era leal o suficiente à equipe que financiou sua carreira juvenil, embora o empresário de Piastri, o ex-piloto da Red Bull Mark Webber, tenha dito que o apoio financeiro da equipe era menor do que muitos poderiam pensar.

A Alpine não conseguiu nem cobrar indenização por Piastri, que entretanto havia assinado contrato com a McLaren para substituir Daniel Ricciardo, então a equipe de Enstone teve que procurar outro piloto, contratando assim Pierre Gasly. Em sua entrevista de final de temporada com os GPFans, Szafnauer falou mais duramente sobre o jovem:

“Acho que as espécies que colaboram sobrevivem e as que são egoístas são extintas, é assim na história e acho que isso também é verdade para a Fórmula 1, mas o futuro decidirá o que vai acontecer. Teria sido nosso dever colocá-lo em nosso carro ou encontrar outra equipe para ele, caso contrário, ele seria um agente livre”.

O engenheiro americano nascido na Romênia confirmou que a Alpine teria enviado o jovem australiano para Williams, que agora, contará com Logan Sargeant: "O plano original era que ele fosse para Williams. Se isso tivesse acontecido, ele teria ganhado um treino livre com eles este ano."

Bastidores da possível 'volta' da Honda à F1, como montadora ou equipe própria

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate os pilotos destacados da F1 2022; ouça já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Último dia de Binotto e primeiro contato de Vasseur: a movimentada semana na Ferrari
Próximo artigo F1 - Hulkenberg 'manda real' sobre situação de Schumacher na Haas: "Se não fosse eu, seria outro"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil