F1: Testes de pré-temporada no Bahrein são interrompidos devido à queda de energia
Segunda metade do primeiro dia de testes de 2025 foi interrompida devido a uma falha elétrica no Circuito Internacional do Bahrein

Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Peter Fox
A segunda metade do primeiro dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 de 2025 foi suspensa devido a um corte de energia no Circuito Internacional do Bahrein.
O problema ocorreu pouco depois das 17h, horário local, faltando pouco menos de duas horas para o fim da sessão.
Os holofotes ao redor da pista se apagaram ao anoitecer, com falta de energia no pitlane e também nos prédios do paddock.
Ainda não está claro o que causou a falha ou quanto tempo será necessário para restaurar a energia.
Os funcionários do circuito do Bahrein estão investigando o problema, mas a F1 inicialmente não tinha nenhum comentário oficial a fazer sobre a causa do problema.
O corte de energia ocorreu com muitos carros na pista, o que criou imagens impressionantes enquanto eles circulavam no momento em que os enormes refletores do circuito se apagaram.
No entanto, com os sistemas de cronometragem e de controle da pista parados devido ao corte de energia, eles foram rapidamente chamados de volta aos boxes pela bandeira vermelha.
A sessão já estava ocorrendo em raras condições nubladas, frias e sombrias no Bahrein.

Power outage in the Red Bull Racing garage
Foto de: Mark Thompson - Getty Images
Alguns sistemas de energia permaneceram on-line, com a iluminação de emergência nos prédios do paddock permanecendo ligada e as transmissões de TV ainda em operação.
No momento, elas não estão sendo retransmitidas para as telas de TV do circuito.
Quando a falta de energia se aproximou dos 30 minutos de duração, os funcionários da FIA confirmaram ao Motorsport.com que ainda não havia nenhuma sugestão de que a energia seria restaurada em breve.
Entende-se que o problema atingiu toda a área local do sul da ilha de Bahrain, que circunda a pista do deserto.

Generators to keep tyres warm during power failure
Foto de: Alex Kalinauckas
Antecipando a retomada da ação na pista, as equipes usaram geradores que levam para o grid antes das corridas para manter os conjuntos de pneus aquecidos.
Os carros continuam a ser acionados de forma intermitente nas garagens, com alguns refletores do circuito funcionando, enquanto outros permanecem escuros.
À medida que o atraso se aproximava de uma hora de duração, mais sistemas estavam se tornando operacionais - com apenas a partida dos refletores restantes impedindo o reinício da ação, disse um funcionário da FIA ao Motorsport.com.
Um porta-voz da FIA disse mais tarde: "A energia, os sistemas eletrônicos e as luzes ao redor do circuito estão lentamente voltando ao normal, esperamos reiniciar a sessão em breve."
Depois de mais de uma hora com a bandeira vermelha, os pilotos foram liberados para voltarem à pista.
Mais informações a seguir
BORTOLETO, Hamilton x Leclerc, RBR x McLAREN e cia: TUDO da PRÉ-TEMPORADA | com Sérgio Siverly, do Boteco F1
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
BORTOLETO, Hamilton x Leclerc, RBR x McLAREN e cia: TUDO da PRÉ-TEMPORADA | com Sérgio Siverly, do Boteco F1
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.