Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Veja por que, na verdade, quali da Red Bull 'deu errado' em Abu Dhabi

Estratégia da equipe anglo-austríaca funcionou somente 'pela metade'; entenda

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, leaves the garage

Em meio à briga entre Sergio Pérez e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, pelo vice-campeonato da Fórmula 1 em 2022, o piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, ia ceder vácuo para o companheiro mexicano na classificação para o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada 2022.

Entretanto, na sessão qualificatória deste sábado, a ideia do time anglo-austríaco acabou não concretizada, já que o bicampeão mundial foi à pista mais tarde no Q3 em função de breves problemas em seu carro. 

O editor recomenda:

Tudo isso quase uma semana depois da 'treta' entre Pérez e Verstappen no GP de São Paulo, no qual o holandês não cedeu um sexto lugar para o companheiro mexicano, que viu Leclerc terminar à frente, em quarto: eles estão empatados em 290 pontos, mas Charles larga atrás de Sergio domingo.

De qualquer forma, o fato é que o motor de Verstappen 'apagou' no começo do Q3, de modo que precisou ser religado, o que atrasou a ida do holandês à pista. Pérez, para se garantir, imediatamente partiu para suas tentativas de volta rápida, embora não sem questionar a 'RBR' sobre Max via rádio.

No fim das contas, a estratégia da escuderia taurina não funcionou e Verstappen conquistou a pole position, com Pérez em segundo, à frente de Leclerc e do outro piloto da Ferrari, o espanhol Carlos Sainz.

Questionado pelo Motorsport.com, Verstappen confirmou que o plano era ceder vácuo a Pérez. "Demos a escolha a ele, que optou por ir atrás de mim (para pegar vácuo) na classificação. Esse era o plano para as duas tentativas, mas não isso não foi possível", disse o holandês após o quali.

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Sergio Perez, Red Bull Racing RB18

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Apesar de a estratégia não ter funcionado nas primeiras voltas rápidas dos pilotos da Red Bull, Pérez se colocou atrás de Verstappen para a segunda e última tentativa: o mexicano não conseguiu bater Max, que até melhorou seu tempo para ficar com a pole, mas Sergio garante que foi beneficiado.

"Sim, certamente ajudou", disse Pérez, confirmando que o segundo lugar no grid por ele conquistado teve o auxílio de Verstappen. "Acho que funcionamos bem como um time hoje, foi uma boa sessão", seguiu Sergio.

Foi o primeiro 1-2 da RBR em um quali desde 2018, no México, quando o australiano Daniel Ricciardo ficou com a pole, à frente de Verstappen. "Estar na primeira fila é um bom resultado", completou Pérez, que precisa chegar à frente de Leclerc para ficar com o vice da F1 2022.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'treta' entre Verstappen e Pérez no GP de São Paulo

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Horários e previsão do tempo para o domingo do GP de Abu Dhabi
Próximo artigo F1: FIA reage a acusações de ser 'pró-Mercedes' e vazar informações

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros