F1: Veja quais equipes trarão as últimas 'grandes' atualizações de 2025 no GP da Bélgica
Equipes de meio de grid estão se preparando para última aposta do ano, já que as atualizações chegam no fim de semana de sprint em Spa-Francorchamps

Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images

Mynt
Bitcoin e criptomoedas? Invista na Mynt.com.br, a plataforma cripto do BTG Pactual
A Racing Bulls e a Aston Martin estão entre as equipes intermediárias da Fórmula 1 que levarão atualizações aerodinâmicas para o GP da Bélgica deste fim de semana em Spa, já que ambas as equipes pretendem se firmar no apertado meio do pelotão de 2025.
A Racing Bulls começou a temporada de 2025 com o pé direito, mas uma série de oportunidades perdidas a deixou à margem de equipes como Williams, Haas e Aston Martin. Essa situação se inverteu completamente nos últimos dois meses, com a equipe taurina marcando 26 pontos desde Mônaco.
Durante o mesmo período, a Williams, quinta colocada, estagnou, a Aston melhorou e a Sauber agora ultrapassou a RB para o sexto lugar na classificação da F1.
Em uma tentativa de recuperar seu déficit de cinco pontos em relação à Sauber, que foi muito melhorada, a Racing Bulls está trazendo uma série de atualizações aerodinâmicas neste fim de semana.
"Temos algumas coisas para Spa, algumas pequenas atualizações aerodinâmicas para Spa", disse o novo chefe da equipe, Alan Permane, ao Motorsport.com. "E acho que haverá mais uma coisa depois da parada. Mas, novamente, mudamos em grande parte para 2026".

Alan Permane, diretor da equipe RB F1 Team
Foto de: Red Bull Content Pool
A Racing Bulls não está sozinha em seu esforço final para 2025, com a Aston Martin também prometendo a introdução de um "grande componente" para acompanhar suas últimas melhorias testadas no GP da Grã-Bretanha.
"A coleta de dados sobre o pacote aerodinâmico foi difícil [em Silverstone] por causa das condições úmidas e mutáveis, mas vamos nos reunir na fábrica e descobrir exatamente o que aprendemos sobre o assoalho e as pequenas mudanças na carroceria superior", disse o chefe da Aston, Andy Cowell, à SiriusXM.
"Temos outro grande componente chegando a Spa e também vamos decidir o que faremos no resto do ano. Não estamos investindo em nenhum recurso aerodinâmico mais significativo, mas se houver coisas que pudermos identificar e arrumar que ajudem a refinar nossas ferramentas, fazer esse trabalho agora nos ajudará em 2016 e nos anos seguintes".
Na realidade, a maioria das equipes já mudou o foco para 2026 em seus túneis de vento, se não totalmente, mas devido ao tempo que leva desde a criação de um conceito aerodinâmico até a instalação de uma peça nova no carro, várias atualizações passaram pelo ciclo de produção nas últimas semanas, enquanto os modelos de 2026 comandaram a maior parte do orçamento de desenvolvimento.
"A maior parte do orçamento é de 2026 agora", disse Permane. "Portanto, como em todas as equipes, essas atualizações que foram projetadas e passaram pelo túnel de vento semanas, ou até meses atrás, estão chegando agora".

Isack Hadjar, Equipe Racing Bulls
Foto de: Steven Tee / LAT Images via Getty Images
Nesta fase final do ciclo de regulamentação, é improvável que as equipes encontrem grandes avanços, mas uma olhada nas tabelas de tempos de classificação desta temporada mostra que até mesmo meio décimo de desempenho puro pode fazer a diferença entre sair no Q1 e chegar ao Q3.
Isso tornou a busca por pequenos ajustes até a pausa de verão uma perspectiva tentadora para as equipes, e também colocou um foco ainda maior na execução na pista, o que será fundamental no GP da Bélgica, pois é um fim de semana de sprint com apenas uma sessão de treinos.
"Spa tem algumas complicações adicionais", explicou Permane. "Em primeiro lugar, é um fim de semana de sprint. Em segundo lugar, sem dúvida, choverá em algum momento do fim de semana, como sempre acontece lá".
"Como o pelotão intermediário é muito apertado, se faltar um décimo e você tiver um fim de semana ruim, ou talvez não consiga fazer as coisas perfeitamente corretas ou a pista não seja adequada para o seu carro, você pode passar do quinto carro mais rápido para o sétimo, oitavo, nono carro mais rápido com muita facilidade".
"Você pode ficar fora do Q1 ou no Q3 com um décimo, de qualquer maneira. Portanto, iremos para essas duas corridas com - não vou dizer cheios de confiança - mas com o plano de que nosso carro é bem capaz de chegar à Q3 e marcar pontos. Mas sabemos que precisamos fazer tudo certo para isso", concluiu o chefe da Racing Bulls.
Fred Sabino, da BAND, comenta ida da F1 à GLOBO, KIMI NA ALPINE (?), Max, BORTOLETO, Drugo e McLAREN
Ouça: Podcast Motorsport.com 344, com Fred Sabino, editor de F1 da Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.