Fórmula 1 GP de São Paulo

F1: Verstappen explica erro que custou pole em São Paulo

Campeão mundial, no entanto, mantém expectativas para sprint 'divertida' devido às condições imprevisíveis de Interlagos

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen considera que um travamento na curva 8 em Interlagos, na única volta que fez no Q3 durante a classificação para a corrida sprint deste sábado, no GP de São Paulo de Fórmula 1, lhe custou a chance de derrotar Kevin Magnussen na briga pela pole.

Leia também:

Com a chuva caindo sem parar logo no início do Q3, todos os pilotos sabiam que sua melhor oportunidade de marcar um tempo viria logo no início da sessão. Magnussen, que liderou os carros para fora dos boxes, teve as melhores condições e fez uma volta brilhante para garantir a primeira pole position para ele e para a Haas.

Mas Verstappen, que era o favorito para ocupar o primeiro lugar, acredita que terminaria a sessão na liderança se não tivesse cometido um erro na metade da volta. O campeão mundial disse que um pequeno travamento na curva 8 – a direita apertada depois da Laranjinha – fez a diferença, já que as condições deterioradas significavam que não havia segunda chance de melhorar, especialmente após a paralisação da bandeira vermelha após a batida de George Russell.

“Sabíamos que seria naquela volta, porque havia a possibilidade de chuva”, explicou o piloto da Red Bull. “Acho que eu era o quarto ou quinto carro e acabei travando na curva 8. Me custou a pole hoje. Mas ainda assim, comparado com a oposição adequada para amanhã, parece bom. E, nessas condições, tudo pode acontecer."

Top three Qualifiers Max Verstappen, Red Bull Racing, pole man Kevin Magnussen, Haas F1 Team, George Russell, Mercedes AMG

Top three Qualifiers Max Verstappen, Red Bull Racing, pole man Kevin Magnussen, Haas F1 Team, George Russell, Mercedes AMG

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

O Holandês admitiu que as mudanças nas condições durante a qualificação, que começou úmida no Q1 e depois secou antes de chover novamente no Q3, tornou especialmente difícil avaliar quanto risco correr.

“Foi difícil”, disse ele. “Quero dizer, você tem que encontrar o limite de quanto você pode forçar. Mas também, você não quer cometer grandes erros e potencialmente desistir. Então ficamos calmos do Q1 ao Q2. O Q3 foi um pouco mais como uma loteria. Mas, no entanto, ainda estou na primeira fila.”

Verstappen larga um lugar à frente do piloto da Mercedes, Russell, com Charles Leclerc, da Ferrari, definhando em 10º depois que a escuderia italiana colocou intermediários no início do Q3. E com a corrida de sprint de sábado dando ao campeão mundial a chance de avançar antes do GP principal de domingo, ele estava relaxado com a situação.

Questionado se, com o campeonato terminado, ele poderia correr mais riscos e se divertir no sprint, Verstappen disse: “Sempre vou tentar me divertir, mas acho que a abordagem deve ser sempre a mesma. Mas sim, vamos ver como seremos competitivos amanhã na corrida. Mas também tem o clima. Quer dizer, eu não tenho ideia do que vai acontecer. Isso que torna Interlagos sempre muito especial para todos.”

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate 'valor real' do GP no Brasil para a F1; ouça já

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fim da linha? Comentário de Steiner após pole de Magnussen acende alerta para Schumacher na F1
Próximo artigo Enzo Fittipaldi assina com academia da Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil