F1 - Verstappen, Hulkenberg, Albon? Quem 'carrega nas costas' pontuação da equipe no mundial?
Diferente do imaginado, Max Verstappen não lidera a lista, nº1 vem do fundo do grid
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Na Fórmula 1, as equipes precisam somar o máximo de pontos possíveis para conseguir uma melhor classificação no mundial de construtores e embolsar uma quantidade ainda mais alta de dinheiro. Para isso acontecer, a dupla de pilotos precisa estar em sintonia.
Em 2024, os esquadrões têm vivido situações diferentes em relação aos line-ups. Entre as dez equipes, apenas três apresentam equiparidade na porcentagem de pontos conquistados, sendo elas McLaren, Ferrari e Mercedes. No restante, um piloto 'carrega nas costas' os números de tentos somados.
Diferentemente do esperado, Max Verstappen não lidera essa lista. O nº 1 vem de uma equipe que compete no meio-fundo do grid: Alex Albon. Dos 6 pontos conquistados pela Williams no ano, todos foram conquistados por Albon.
Alex Albon, Williams FW46
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Em segundo lugar aparece o alemão Nico Hulkenberg. Na sétima colocação no mundial de construtores, a Haas soma 28 pontos, sendo que 78% deles vieram de Hulkenberg. O terceiro lugar é marcado por um empate entre Max Verstappen e Fernando Alonso.
A Red Bull lidera a tabela com 446 tentos conquistados em 2024, 68% deles foram providos pelo tricampeão mundial. O que também acontece na Aston Martin, dos 74 pontos feitos nas etapas até aqui, 68% estão na conta do espanhol.
Pole Man Max Verstappen, Red Bull Racing, and Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, in Parc Ferme after Qualifying
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Equiparidades
Como dito anteriormente, McLaren, Ferrari e Mercedes apresentam uma dupla de pilotos bastante sólidas, chegando a quase 50/50 em relação aos pontos. No time papaia, 55% dos 438 tentos conquistados foram por parte de Lando Norris, enquanto Oscar Piastri representa os outros 45%.
Na escuderia italiana, Charles Leclerc soma 53% e 47% são da parte de Carlos Sainz nos 407 pontos. E na Mercedes, Lewis Hamilton foi responsável por 56% dos 292 tentos do time de Brackley - Russell soma 44%.
Restante
Alpine - 13 pontos
Pierre Gasly: 62%
Esteban Ocon: 22%
Racing Bulls - 34 pontos
Yuki Tsunoda: 65%
Daniel Ricciardo: 35%
Sauber - 0 pontos
DUDU PAPO RETO: ORDENS na McLAREN, Bortoleto-Audi, AFETO de Verstappen, DECEPÇÃO rumo à F1 e RUBINHO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.